Alerta! Aplicativo PERIGOSO de Inteligência Artificial pode esvaziar sua conta bancária em segundos

É bem provável que você já esteja um pouco familiarizado com uma série de ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial em diversas atividades. Entretanto, assim como a tecnologia tem avançado para facilitar o dia a dia das pessoas, existem alguns indivíduos mal intencionados que podem causar prejuízos ao se passarem por empresas sérias dentro desse segmento.

É o que vem acontecendo com supostos apps do ChatGPT, que têm sido baixados nos celulares das vítimas, roubando diversas informações importantes, inclusive bancárias, e é preciso aprender a se proteger desse tipo de situação.

Neste texto, apresentamos dicas importantes sobre o assunto. Não deixe de conferir.

Aplicativo PERIGOSO de Inteligência Artificial pode esvaziar sua conta bancária em segundos

Antes de qualquer coisa, é importante termos em mente que ainda não existe um aplicativo oficial do ChatGPT para ser baixado no celular. Hoje, a ferramenta é usada por meio do site da OpenAI. Porém, nem todas as pessoas têm esse conhecimento e acabam procurando, na loja de aplicativos ou mesmo em sites da internet, formas de baixar o ChatGPT no celular.

E muito embora muitos desses aplicativos tenham toda a identidade visual do ChatGPT, incluindo logo e demais informações sobre a plataforma, a verdade é que são apps falsos, feitos por pessoas mal intencionadas que desejam roubar informações de suas vítimas.

Aplicativo PERIGOSO de Inteligência Artificial pode esvaziar sua conta bancária em segundos
Aplicativo PERIGOSO de Inteligência Artificial pode esvaziar sua conta bancária em segundos. Foto: Canva.

Basicamente, a vítima baixa esse tipo de aplicativo crendo que está baixando o ChatGPT e, ao clicar sobre a instalação feita no celular, o aplicativo desaparece e começa a rastrear todas as informações salvas no aparelho.

Para você ter uma ideia, o vírus contido nesse tipo de app é capaz de roubar senhas, logins e até mesmo ter acesso ao SMS do celular, o que faz com que uma série de sistemas de segurança, que usam a mensagem SMS para enviar um código para o usuário, também sejam burladas.

Consequentemente, as contas bancárias, e-mails, WhatsApp e outros tipos de plataformas sensíveis ficam totalmente expostas a pessoas mal intencionadas que roubam essas informações para então furtar todo o dinheiro e demais dados de suas vítimas.

Como se proteger nesse tipo de situação?

Existem algumas ações que podem te ajudar a começar a se proteger desse tipo de situação on-line. A seguir, apresentamos algumas delas para ajudar você:

  • Jamais baixe um aplicativo sem ser em lojas oficiais: Entrar em um site e ver um botão para baixar um app é muito arriscado. Se quiser encontrar um aplicativo específico, pesquise sempre na loja oficial do seu sistema operacional.
  • Evite salvar senhas no navegador e nos aplicativos: Nós sabemos que deixar as senhas salvas é muito mais prático, porém, isso facilita quando os criminosos conseguem acessar a memória do seu celular e encontram essas informações com facilidade.
  • Mantenha um bom anti-vírus no seu celular: Fique atento à atualização do anti-vírus e mantenha-o sempre ativo. Isso também pode ajudar na hora em que você tentar baixar um app malicioso e o próprio sistema de anti-vírus detecta o problema, bloqueando-o.

Em se tratando de tecnologia, todo cuidado é pouco. Fique atento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.