Agroindústria: concurso incentiva pequenas indústrias em diversas categorias
A 10ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar premiou 11 tipos de produtos. Saiba mais informações do MAPA!
A 10ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, que busca incentivar e promover a qualidade dos produtos das pequenas indústrias, premiou, na pultima quinta-feira (1), durante a 45ª Expointer (Esteio-RS), 11 tipos de produtos.
Agroindústria: concurso incentiva pequenas indústrias em diversas categorias
Os produtos foram premiados nas categorias: suco de uva integral, vinho tinto de mesa seco, queijo colonial, salame italiano, linguiça defumada, cachaça prata, cachaça envelhecida (premium), mel, cucas italianas e cucas alemãs, de acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Mais 100 inscritos
Segundo as informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), neste ano, o doce de leite é a novidade nas categorias do concurso. Mais de 100 agroindústrias se inscreveram para participar.
Vencedores por categoria
De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os vencedores deste ano com o primeiro lugar foram as agroindústrias Mel da Longevidade (categoria mel); Casa Colonial Hermes (linguiça de carne suína defumada); Agroindústria Konzen (queijo colonial); Unser Schnaps (cachaça premium); Destilados Satin (cachaça prata); Sul Leite (doce de leite); Embutidos Fioresi (salame tipo italiano); Zanotto Pigatto (cuca italiana); Nova Diva (cuca alemã); Gallon Sucos (suco de uva integral) e Vinhos Foresti (vinho tinto de mesa seco).
Parcerias
Segundo destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o evento é uma promoção da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Emater/RS-Ascar, UFRGS, Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e Banrisul.
A Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta por Seapdr, Emater, Fetag, Fetraf Sul, Via Campesina e Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa (SAF/ Mapa).
Pavilhão da Agricultura Familiar
O pavilhão reúne 337 expositores de 166 municípios gaúchos. Além do Rio Grande do Sul, estão presentes agroindústrias de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro presentes. De acordo com informações oficiais, o espaço segue aberto para visitação na Expointer até a data desta publicação, (4/9), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O agro e a economia
Esse tipo de ação é muito importante para incentivar o empreendedorismo no setor do agronegócio, bem como para trazer visibilidade as agroindústrias, visto que o setor impacta a economia nacional de forma direta e indireta.