Agricultura brasileira: resumo para ENEM e vestibulares

Confira!

Agricultura brasileira: um resumo completo

A agricultura é uma das principais atividades econômicas do Brasil desde os primórdios da colonização portuguesa.

Dessa forma, não é de se estranhar que o assunto seja abordado com tanta frequência por questões de geografia dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a agricultura brasileira. Vamos conferir!

Agricultura brasileira: introdução

A agricultura brasileira é, como mencionado, uma das principais bases econômicas do país. Ao longo da história, a agricultura brasileira passou por diversos ciclos e transformações. A modernização da agricultura no Brasil contemporâneo está relacionada ao processo de industrialização ocorrido no país a partir de meados do século XX.

Agricultura brasileira: características regionais

Você também pode gostar:

Na região Sul, a produção agrícola é caracterizada pela presença de imigrantes europeus, pela expansão da soja e pela modernização. Destaca-se o cultivo de milho, cana-de-açúcar e algodão. 

A região Nordeste é bem variada em relação aos cultivos agrícolas. Na Zona da Mata, mais úmida, predomina o cultivo das plantations, com destaque para a cana, com a produção de álcool e açúcar. Nas áreas semiáridas, existe a presença da agricultura familiar (destaque para a agricultura de subsistência) e algumas zonas com uma produção mecanizada. 

No Sudeste, a mecanização e a alta tecnologia são predominantes. Destacam-se os altos índices de produtividade e uso do solo. Cultiva-se o café, a cana-de-açúcar e a fruticultura.

Na região Centro-Oeste encontramos a área em que mais se expande o uso de produção mecanizada. O principal produto é a soja, também voltada para a exportação para o mercado externo.

O Norte, por fim, é caracterizado pelo recebimento das principais frentes de expansão agrícolas vindas do Nordeste e do Centro-Oeste.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.