Administração de Fluxos Internos
Administração de fluxos internos e as necessidades da empresa
Os fluxos internos devem ser administrados de forma direcionada e objetiva, de modo que a empresa otimize os processos e viabilize melhorias internas.
Por isso, os fluxos internos devem fazer parte da gestão da empresa. Assim sendo, é cabível uma análise estratégica de todos os fluxos do negócio.
Mapeamento de processos e administração
No entanto, para que haja uma devida administração dos fluxos internos é necessário que a empresa faça um mapeamento de processos, dessa forma poderá entender como funcionam os fluxos, ao passo que viabiliza melhorias.
A administração dos fluxos internos é uma maneira de atuar se antecipando a demandas negativas, fazendo parte de um ciclo de melhoria constante.
Alterações integrais e mudanças nas políticas internas
Por isso, a empresa deve analisar todos os fluxos internos que já estão em execução, de modo que viabilize melhorias ou alterações integrais. Isso porque quando a empresa administra seus fluxos internos é possível substitua alguns fluxos de forma integral.
Por exemplo, uma empresa que mapeia o fluxo referente ao seu atendimento, pode rever todo o processo e mudar as políticas atuais. Em caso de implementação de um sistema integrado, todos os fluxos internos devem ser revistos.
Administração de situações levantadas e acompanhamento dos processos de melhoria
Haja vista que o sistema integrado centraliza informações e disponibiliza canais diversos aos clientes. Sendo assim, todos os fluxos internos devem ser revistos, uma vez que o sistema otimiza os processos.
Por isso, a administração dos fluxos deve ocorrer em duas vertentes, sendo o levantamento dos processos e a implementação de melhorias. Ou seja, para melhorar os processos é necessário que se faça a administração da situação problema e da solução.