Adjunto Adnominal: resumo de português

Confira um resumo completo!

Adjunto Adnominal: um resumo completo para as suas provas

O termo “adjunto adnominal” é usado para definir um elemento da oração que possui a função de determinar e caracterizar um substantivo.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de português, principalmente dentro de alguns concursos públicos, os vestibulares e a prova do ENEM.

Dessa maneira, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o adjunto adnominal. Confira!

Adjunto Adnominal: introdução

Como mencionado, o adjunto adnominal é o responsável por modificar um substantivo dentro de uma determinada frase.

Assim, podemos dizer que um adjunto adnominal é um termo acessório que caracteriza um substantivo em uma oração por meio de diferentes ferramentas.

Devemos ter em mente que o adjunto adnominal possui uma função adjetiva dentro da frase e, dessa forma, pode aparecer na forma de artigo, numeral, adjetivo, etc.

Adjunto Adnominal: exemplo 

Para que a definição de adjunto adnominal fique mais clara para você, confira um exemplo:

  • As longas cartas foram escritas pela minha mãe.

Você deve ter percebido que artigo “as” e o adjetivo “longas” exercem a função de adjunto adnominal da palavra “cartas”. “Cartas” é, por sua vez, o núcleo do sujeito (as longas cartas é o sujeito).

Adjunto Adnominal: diferenças

Não podemos confundir o adjunto adnominal e as funções que ele possui com outras classes de palavras da língua portuguesa.

O adjunto adnominal é diferente do predicativo do sujeito, por exemplo, uma vez que o predicativo é essencial para o entendimento completo de uma determinada frase, já que ele atua como termo integrante.

Ainda, lembre-se também de que o adjunto adnominal é diferente do adjunto adverbial, uma vez que esse último possui a função de modificar verbos, advérbios e adjetivos. Os dois são, porém, termos acessórios de uma oração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.