ACERCA ou A CERCA: veja qual está correta

Muitos estudantes brasileiros ficam confusos quanto ao uso das expressões “acerca” e ”a cerca”, uma vez que os dois termos possuem similaridade na grafia e também no som. 

Porém, é fundamental que você saiba usar essas palavras de maneira correta, uma vez que elas podem ser cobradas em questões de português dentro das principais provas do país, como os vestibulares, os concursos e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Além disso, você também ira precisar dominar o uso de “acerca” e “a cerca” para utilizar essas expressões de maneira correta quando estiver escrevendo uma redação.

Para te ajudar a alcançar um bom desempenho nas suas provas de português, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o uso de “acerca” e “a cerca”. Confira!

“ACERCA” ou “A CERCA”: regra para usar essas duas expressões

Devemos ressaltar que existe uma regra geral sobre o uso das expressões “acerca” e “a cerca”.

Para indicar que a conversa está sendo sobre algo ou a respeito de algo devemos usar “acerca”. Porém, quando o objetivo é transmitir proximidade física, ou seja, usamos a expressão “a cerca”.  

“Acerca”: como e quando usar?

Para indicar que algo está próximo, devemos utilizar a expressão “acerca”. Nesse contexto, o termo adquire função de advérbio. 

Ainda, podemos formar uma locução prepositiva com essa expressão, adicionando “de” à mesma: “acerca de”. Veja alguns exemplos:

  • “Li um artigo acerca da história do Brasil”. Nesse exemplo, a expressão “acerca” indica que o artigo trata ou aborda a história do Brasil. A palavra direciona a atenção do leitor para o tema específico abordado no artigo.
  • “Conversei com meu noivo acerca dos planos para o futuro da nossa casa”. Nesse exemplo, a expressão “acerca” indica que a conversa se concentrou nos planos para o futuro.

No caso desse uso específico da palavra “acerca”, ela pode ser substituída por sinônimos, como “sobre” ou “a respeito de”, sem que haja perda de sentido. No entanto, em certos contextos, o uso de “acerca” pode conferir um tom mais formal e erudito à linguagem.

Porém, esse não é o único uso da expressão “acerca”. Ela pode ser usada também enquanto  verbo transitivo, adquirindo o significado de “se aproximar de algo/alguém”. Veja dois exemplos:

  • Os inimigos do nosso exército estão se acercando da base. Nesse exemplo, “acercando-se” indica que os inimigos estão se aproximando, sugerindo que eles estão chegando perto ou se aproximando fisicamente do local.
  • O turista acercou-se do museu para tirar uma foto. Nesse exemplo, “acercou-se” indica que o turista se aproximou do museu, ou seja, que o indivíduo se aproximou fisicamente do prédio.

“A cerca”: como e quando usar?

A expressão “a acerca”, formada a partir da junção do artigo “a” com o substantivo “cerca”, pode assumir o significado de  “aproximado” e é sinônimo do advérbio “perto”.  Na maioria das vezes o termo é acompanhado pela preposição “de”.

Confira dois exemplos:

  • Meus pais estão a cerca de cem metros do hospital mais próximo. Nesse exemplo, a expressão “a cerca de” indica que a distância dos meus pais em relação ao hospital é aproximadamente cem metros. Aqui, o termo foi usado para informar uma estimativa da proximidade.
  • O evento ocorrerá a cerca de duas horas da cidade. Nesse exemplo, a expressão “a cerca de” é usada para indicar que o evento acontecerá aproximadamente duas horas a partir do momento em que se fala.

Além disso, a palavra “cerca de” pode ser usada enquanto sinônimo de “aproximadamente”. Veja um exemplo:

  • Eu consegui cerca de duas dez doações. Nesse exemplo, a expressão “cerca de” indica que o sujeito conseguiu aproximadamente dez novas doações. Ela é utilizada para expressar que a quantidade é aproximada, sem precisão exata.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.