É fato! Lula pretende acabar com o famigerado Auxílio Brasil muito em breve. A alteração está relacionada com o novo plano do Governo. Este plano cogita retornar o antigo Bolsa Família. Além do mais, terá também Minha Casa, Minha Vida, extinguindo o Casa Verde e Amarela. Contudo, as alterações irão além de meros nomes.
Estando no seu terceiro mandato, Lula (PT) ganhou as eleições contra Jair Bolsonaro (PL), mas com a diferença de somente 0,9%. Essa pequena porcentagem já foi suficiente para eleger o ex-presidente e desbancar o atual, paralisando os projetos da sua gestão. Mas, em se tratando do Auxílio Brasil e dos outros benefícios, o Notícias Concursos mostrará na matéria desta segunda-feira (07) como ficará o Brasil.
Não terá mais Auxílio Brasil em 2023
Entre as mudanças que virão com o novo governo, as mais comentadas são o retorno do Bolsa Família e a extinção do Auxílio Brasil. Apesar da alteração do nome, também é esperado que seja cumprido algumas regras novas para as famílias inscritas.
Não se sabe quase nada acerca das atualizações dos programas, mas se espera que as frequências escolares dos jovens e crianças participantes do auxílio sejam cobradas.
Além do mais, vacinas como a COVID-19 e poliomielite serão certamente cobradas entre os integrantes do programa. A iniciativa é uma maneira do poder público de evitar que certas doenças cresçam pelo país. Conquanto, Lula vem prometendo que, na sua gestão, oferecerá mais R$ 150,00 para aquelas famílias que tiverem crianças com até 6 anos.
Lula voltará com os outros programas e benefícios
Vale destacar que aqueles que recebem o Auxílio Brasil podem ficar tranquilos, pois não deixarão de ter o Bolsa Família ano que vem. Este benefício é permanente e, mesmo que tenha mudanças no nome ou nas regras do programa, as famílias já contempladas no momento não deixarão de ter os recursos.
Todos os programas sociais realmente foram bem importantes para todas as gestões do governo do PT durante os anos em que esteve no poder. Assim, espera-se que determinados projetos retornem e outros tenham mais investimentos ao longo do mandato do Lula. Entre os exemplos estão:
- Primeiro Emprego;
- ProUni;
- Fome Zero;
- Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);
- Combate à Escravidão;
- Minha Casa, Minha Vida;
- Programa Computador Para Todos;
- Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).
Então, quem está assustado com o fim do Auxílio Brasil, não se preocupe. Muitos outros programas estarão na ativa e nenhum cidadão ficará desamparado.