ACABOU! Estes motoristas serão EXCLUÍDOS do Uber
Veja quais automóveis não poderão mais rodar no aplicativo
Recentemente, a empresa de transporte Uber divulgou a implementação de diversas atualizações acompanhadas de diretrizes relacionadas aos automóveis autorizados a operar na sua plataforma. Tais mudanças foram incorporadas nas categorias Comfort e Black, e a partir do ano de 2024, novos critérios serão estabelecidos para os modelos de veículos aptos.
O objetivo central desta plataforma é aprimorar a experiência tanto dos condutores como dos passageiros que optam por esses serviços de qualidade superior. Assim, o real intuito é impulsionar a procura nessas categorias. A Uber comunicou também que a revisão das especificações dos veículos aceitos foi fundamentada em uma combinação de fatores.
Isto abarca estudos realizados com os utilizadores da plataforma e análises detalhadas da dinâmica em constante evolução do mercado automobilístico. Essa determinação foi tomada visando aperfeiçoar a qualidade dos serviços premium.
Novas regras para diretrizes de Black e Comfort do Uber
As novas regulamentações para as diretrizes do Uber Black e Comfort entram em vigor no próximo ano (2024). Dessa forma, a modalidade Black não permitirá a operação de certos modelos de carros que são categorizados como incompatíveis.
Esta mudança terá repercussões sobre uma variedade de veículos reconhecidos, incluindo:
- Toyota Corolla Fielder;
- Ford Focus;
- Peugeot 508;
- Peugeot 408;
- Toyota Hilux;
- Peugeot 2008;
- Honda CR-V;
- Grand Vitara;
- Suzuki Vitara;
- Mitsubishi Pajero TR4;
- Ford Territory;
- Ford Edge.
É relevante ressaltar que, além destes modelos mencionados anteriormente, também fazem parte da lista de veículos não autorizados:
- Land Rover Freelander;
- Citroën C4L;
- Audi RS 7;
- Citroën C5;
- JAC Motors T6;
- Renault Fluence;
- Lifan X60;
- Entre outros.
Na categoria Uber Comfort, é fundamental destacar que, além de cumprir as regras e critérios estabelecidos, alguns carros não são elegíveis para esta categoria. Esses incluem:
- Honda Fit;
- Fiat Idea;
- Ford Fiesta sedã;
- Chevrolet Blazer;
- Chevrolet Cobalt;
- Ford Edge;
- Ford Ka sedã;
- Porsche Cayman;
- Ford Focus;
- Fiat Doblò;
- Volkswagen Voyage;
- Fiat Siena;
- Modelos Caoa Chery Tiggo 7 e 8 Pro.
Para completar, existe uma série adicional de veículos proibidos de operar nas categorias Uber Comfort e Black. Essa lista de modelos engloba o:
- Land Rover Freelander;
- Ford Territory;
- Chevrolet Joy Plus;
- Lexus ES;
- Grand Siena;
- Fiat Bravo;
- Siena Attractive;
- Citroën C5;
- Citroën C4 Pallas;
- Geely EC;
- JAC Motors J6;
- JAC Motors J5;
- iEV20;
- Lifan 530.
Passageira cospe em motorista e ambos são suspensos
Uma passageira acabou cuspindo no motorista do aplicativo de transporte, Uber, após o condutor solicitar que ela saísse do veículo devido à falta de troco. Esse incidente rapidamente ganhou repercussão nesta segunda-feira (21).
O motorista, identificado como Luiz Oliveira, compartilhou o vídeo do ocorrido em suas plataformas de mídia social. A mídia exibe o momento em que ele retaliou ao cuspir de volta na passageira.
Na publicação, Oliveira mencionou a cliente como “a caloteira do Uber” e expressou: “vamos torná-la famosa”. Nas imagens, a mulher entra no veículo e indaga se Luiz tem R$ 30 em troco, ao que ele responde negativamente e questiona se ela poderia pagar via PIX.
A passageira declina a possibilidade e argumenta que só possui o valor em dinheiro mencionado. Em seguida, sugere que o motorista escolha a opção de “pagar na próxima [corrida]”.
Luiz retruca que isso não é viável e indica que vai encerrar a corrida, sugerindo que ela opte por um táxi. A resposta da passageira é: “Uau, Luiz, mas você é um grande filho da p***, certo?”. O motorista responde: “Filha da p*** é você”. A mulher, então, cospe nele.
À medida que ela sai do carro, o motorista retribui com um cuspe. A mulher começa a gritar: “O que está acontecendo? Você está louco? Você está fora de si?”.
Resposta da Uber
Em uma declaração, a Uber expressou pesar pelo incidente e afirmou que considera inaceitável o comportamento retratado no vídeo compartilhado. A empresa comunicou que ambas as contas envolvidas foram suspensas durante a investigação do caso.
A Uber esclareceu que não existe a funcionalidade de “pagar na próxima” em seu aplicativo. A plataforma somente permite que os motoristas relatem situações em que o usuário não efetuou o pagamento. Isso resulta em um débito na conta do usuário, mas essa opção é decidida pelo motorista, não pelo usuário.
A empresa criou esse recurso em 2019 com o objetivo de auxiliar os motoristas parceiros em situações em que não há troco, não para encorajar usuários a não efetuarem o pagamento das viagens. A responsabilidade pelo pagamento recai sobre quem solicitou o serviço.
A Uber alertou que solicitar viagens sem efetuar o pagamento pode levar ao bloqueio da conta do usuário. A empresa também desaconselhou o uso frequente e desnecessário desse recurso por parte dos motoristas.
A empresa também enfatizou que ofender e agredir a outra parte são violações claras do Código da Comunidade e podem resultar na desativação permanente das contas envolvidas. Além disso, os motoristas parceiros têm permissão para utilizar câmeras para gravar as viagens visando a segurança, mas são instruídos a respeitar a privacidade dos usuários.
A empresa reforçou que é explicitamente proibido gravar viagens para compartilhamento em redes sociais ou qualquer fórum público. Essa prática também é uma violação do Código da Comunidade e pode levar à desativação das contas envolvidas.