Abono salarial PIS/Pasep: Novo pagamento para 1,9 milhão de trabalhadores - Notícias Concursos

Abono salarial PIS/Pasep: Novo pagamento para 1,9 milhão de trabalhadores

O calendário foi iniciado no dia 8 de fevereiro, porém, segundo a Dataprev nem todos trabalhadores com direito ao abono poderão receber. Isso porque, foram encontradas inconsistências de informações na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

O Governo Federal já está liberando a parcela do abono salarial PIS/Pasep aos cidadãos que trabalharam em 2020. Em regra, o benefício deveria ser pago no ano passado, mas devido a pandemia teve os seus recursos transferidos para bancar medidas mais convenientes.

Veja também: Sou do Auxílio Brasil. Quando posso receber o vale-gás nacional?

O calendário foi iniciado no dia 8 de fevereiro, porém, segundo a Dataprev nem todos trabalhadores com direito ao abono poderão receber. Isso porque, foram encontradas inconsistências de informações na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

A relação é de responsabilidade do empregador, neste sentido, qualquer erro encontrado, seja no repasse de informações erradas, dados incompletos, entre outras possibilidades, fica a cargo da empresa.

Conforme as informações da Dataprev, foram encontradas cerca de 1,9 milhão de inscrições com erros. Esse total representa 3,5% dos registros analisados pelo órgão. Em razão disso, uma nova análise será realizada para incluir estes trabalhadores não contemplados.

Contudo, vale ressaltar que a empresa não deu maiores detalhes sobre o cronograma de pagamentos do novo lote, de modo que será preciso aguardar o anúncio oficial do Governo Federal.

Como saber se serei contemplado?

As consultas para verificar se foi contemplado no novo lote estarão disponíveis a partir do dia 16 de março, segundo informações do governo. Além disso, é preciso lembrar que para ter direito ao abono salarial PIS/Pasep é preciso se enquadrar nas seguintes regras;

  • Ter seus dados devidamente repassados ao RAIS, pelo empregador;
  • Ter atuado, ao menos, 30 dias de carteira assinada em 2020;
  • Ter recebido uma remuneração média de até dois salários mínimos em 2020;
  • Ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos.

Por fim, os trabalhadores poderão consultar o benefício pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para aparelhos Android e IOS, além dos canais digitais da instituição financeira na qual recebe o abono (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?