Mais de 46 mil famílias brasileiras ganharam a oportunidade de ter acesso a uma instalação gratuita da antena digital de televisão. Trata-se de um sistema relativamente novo no Brasil, que permite que o telespectador tenha acesso a uma programação com mais qualidade de áudio e de imagem em todo o território nacional.
Nesta nova etapa do projeto, a ideia é atender os cidadãos de mais cidades do estado do Tocantins. Trata-se de uma iniciativa capitaneada pelo Siga Antenado, uma organização que trabalha no auxílio de cidadãos no processo de transição das parabólicas tradicionais para as parabólicas digitais.
A mudança da antena
Esta mudança no equipamentos é importante por causa da chegada da internet 5G no país. Este sistema utiliza a mesma frequência das antigas antenas parabólicas. Assim, aos poucos este sinal vai sendo descontinuado em diversas regiões do Brasil.
Hoje, o agendamento está aberto nas seguintes cidades:
- Abreulândia, Aliança do Tocantins, Aragominas, Araguacema, Araguanã, Arapoema, Arraias, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia do Tocantins, Carmolândia, Caseara, Chapada da Natividade, Chapada de Areia, Colinas do Tocantins, Colméia, Couto Magalhães, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Goianorte, Guaraí, Gurupi, Itaguatins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Marianópolis do Tocantins, Mateiros, Maurilândia do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Muricilândia, Nova Olinda, Novo Acordo, Palmeirante, Pau D’Arco, Pindorama do Tocantins, Piraquê, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Presidente Kennedy, Rio Sono, Santa Fé do Araguaia, Santa Rita do Tocantins, São Valério, Tupirama, Wanderlândia e Xambioá.
Instalação gratuita
Vale lembrar que o processo de instalação da parabólica da tv digital é gratuita para todas as pessoas que fazem parte do Cadúnico, a lista do governo federal que reúne os nomes dos brasileiros que se encontram em situação e vulnerabilidade social. Também é importante que estes cidadãos tenham uma antena parabólica tradicional instalada e funcionando.
Para agendar a instalação na sua cidade, é importante acessar o site do Siga Antenado. Logo depois, basta clicar no link de “Programa de Distribuição de Kit”, e inserir o seu CPF, ou o seu Número de Identificação Social (NIS).
Caso a sua cidade esteja sendo contemplada, será preciso preencher um questionário para a equipe avalie se você está entre os possíveis contemplados.
Também é possível realizar o agendamento através do número 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp.
Perguntas e respostas sobre a troca da antena
Quem precisa trocar?
“Todas as famílias que assistem TV por meio da parabólica tradicional precisam substituir seus equipamentos. É necessário substituir a parabólica tradicional – aquela que é grande e feita de tela, toda furadinha – por uma parabólica digital, que é menor e feita de chapa. Também é necessário trocar o receptor, o aparelho instalado ao lado da TV, por um modelo mais recente e capaz de receber o sinal digital de TV transmitido da Banda Ku. Quem assiste TV aberta com programação local usando uma antena no formato de ‘espinha de peixe’, ou a antena digital interna, ou é cliente de TV paga, não precisará fazer nada”, diz o Siga Antenado.
Onde comprar a antena?
“Os equipamentos estão à venda em lojas de eletrônicos e em lojas online. O ideal é procurar por um instalador, também chamado de antenista ou anteneiro, que poderá orientar sobre os equipamentos mais adequados para sua residência. Geralmente, esse é o mesmo profissional que faz a instalação dos equipamentos”, diz o siga Antenado.
O que acontecerá com minha TV se eu não trocar?
“Quando o sinal de TV transmitido para a parabólica tradicional (banda C) for desligado, quem não tiver feito a substituição do equipamento não terá mais acesso ao sinal dos canais abertos de televisão transmitidos por esse meio. Mas é importante lembrar que a perda do sinal poderá ocorrer antes, quando o sinal da tecnologia 5G for ativada em sua cidade. Por isso, se você ainda utiliza a parabólica tradicional para ver TV, recomendamos fazer a substituição dos equipamentos o mais rápido possível.”
Eu quero uma antena desta
Nelson Ricardo alvarino
Muito bom