História do Brasil: as Invasões Holandesas   

Confira!

Invasões Holandesas: confira um resumo sobre o evento

O termo “Invasões Holandesas” é utilizado para definir uma série de invasões realizadas pela Holanda no território brasileiro.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história do Brasil, como os vestibulares, os concursos e a prova do ENEM.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível para as suas provas, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre as invasões holandesas. Confira!

Invasões Holandesas: definição

Como mencionado, as invasões holandesas foram uma série de invasões provocadas pelos holandeses no Brasil ou, mais especificamente, no nordeste brasileiro.

Os ataques dos holandeses aconteceram no século XVII e estiveram relacionados à questões políticas entre Holanda, Portugal e Espanha e, é claro, ao comércio de açúcar.

Invasões Holandesas: contexto histórico

Na época, a Holanda desejava tomar parte do território brasileiro para, dessa forma, controlar a produção do açúcar, a qual se desenvolvia de forma exponencial no nordeste do Brasil. Para atingir esse objetivo, os holandeses organizaram uma série de invasões ao longo do século XVII contra os atuais estados da Bahia, de Pernambuco e do Maranhão, os quais aconteceram nos anos de 1624, 1630 e 1640.    

Depois das invasões, os holandeses permaneceram no Brasil por cerca de vinte e cinco anos e seriam oficialmente expulsos somente no ano de 1654, com a Insurreição Pernambucana.

Invasões Holandesas: características

O principal motivo que provou as invasões holandesas foi o início da União Ibérica, ou seja, a submissão de Portugal à Espanha por uma certa quantidade de anos. Devemos nos lembrar que os holandeses eram inimigos da Espanha e foram, com isso, proibidos de continuarem a exercer atividades comerciais em territórios de Portugal.

No ano de 1621, assim, os holandeses criaram “Companhia Holandesa das Índias Ocidentais”, com o objetivo de comercializar produtos com outras nações e, dessa forma, diminuir o prejuízo que tiveram com a saída das terras portuguesas.       

Invasões Holandesas: Maurício de Nassau

Após o sucesso das invasões ao Brasil, a Holanda envia João Mauricio de Nassau para administrar os territórios que haviam sido conquistados. Nassau chega ao Brasil em 1637, acompanhado por diversos profissionais, médicos e artistas.

Recife é declarada sede da “Nova Holanda” e, sob o comanda de Nassau, melhorias são realizadas na região. Ainda, a produção açucareira também é desenvolvida consideravelmente.

Invasões Holandesas: fim

A relação entre os senhores de engenho e holandeses entrou em crise a partir de um determinado momento devido aos altos impostos cobrados. Assim, no ano de 1645, a Insurreição Pernambucana foi organizada com o objetivo de expulsar os invasores do país.

Os holandeses seriam expulsos definitivamente no ano de 1654.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.