A um mês da Black Friday, veja dicas para se preparar
Especialistas dão dicas importantes para que as pessoas se preparem para as compras da Black Friday daqui a exatamente um mês
Estamos a exatamente um mês da Black Friday deste ano de 2023. A famosa data vem se consolidando cada vez mais no calendário brasileiro, justamente porque as varejistas se unem para oferecer bons descontos durante a sexta-feira, ou por um período de tempo mais prolongado.
Este ano, a Black Friday deverá ocorrer no próximo dia 24 de novembro, mas o consumidor não precisa esperar até esta data para começar a se preparar para as compras. No decorrer dos próximos 30 dias, há muito o que pode ser feito para que o cidadão consiga realizar uma compra produtiva.
Neste sentido, separamos abaixo uma série de dicas importantes para que o consumidor comece a se preparar a partir de agora para a edição deste ano da Black Friday.
Dicas para a Black Friday
- Faça uma lista
Que tal fazer uma lista de produtos que você está precisando neste mês que antecede a Black Friday? Especialistas dizem que é importante realizar este procedimento para que o cidadão tenha de forma mais clara em sua mente aquilo que ele realmente está precisando.
Assim, vai ficar mais fácil saber qual produto é a sua prioridade. Caso você tente fazer a lista e perceba que não está precisando de nada, então a dica é não comprar nada.
- Analise os preços
A um mês para a Black Friday, pode-se dizer que este é um ótimo momento para começar a pesquisar os preços dos produtos. Veja quanto estes itens estão custando agora nas principais lojas do país e anote. Desta forma, vai ficar mais fácil saber quais varejistas deram os maiores descontos de fato.
- Estipule um teto
Quer comprar algo na Black Friday? Faça uma análise das suas finanças já a partir de agora. Assim, vai ficar mais fácil saber qual é o seu teto de gastos para os próximos meses. Esta dica é extremamente importante para que o consumidor evite cair na situação de inadimplência.
- Avalie a forma de pagamento
A partir de agora, o consumidor também pode começar a analisar qual será a sua forma de pagamento. Em alguns casos, a quitação à vista pode ser uma boa saída, para que ele não contrate dívidas por um longo período de tempo.
Mas se a única alternativa for mesmo parcelar o valor da compra, analise até quantos meses você poderá dividir o valor daquele determinado produto.
Expectativa para a Black Friday
Dados de uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise indica que dois em cada três brasileiros estão dispostos a realizar compras na Black Friday deste ano. A intenção de compra, aliás, cresceu na grande maioria das categorias pesquisadas.
Cidadãos estão dispostos a gastar mais este ano em áreas como beleza e perfumaria, eletrodomésticos, eletroportáteis e móveis, por exemplo. Mas é sempre preciso considerar que o saldo também é positivo muito em função de uma edição considerada fraca da Black Friday no ano passado.
“A Black Friday do ano passado foi muito ruim, por conta da proximidade com a Copa do Mundo e as eleições. Então, este ano, deve melhorar. Mas há uma crise muito grande ainda no varejo, por outros motivos”, explica o professor Ulysses Reis, da Fundação Getúlio Vargas.
Varejo internacional na frente
Nesta semana, a XP divulgou uma pesquisa sobre este assunto. E se os números do levantamento se confirmarem, é possível dizer que as varejistas brasileiras precisam começar a se preocupar. Afinal de contas, os dados revelam que a maioria dos brasileiros está planejando fazer compras no varejo internacional.
A preferência por empresas estrangeiras na Black Friday ocorre sobretudo em um momento de adesão de várias companhias asiáticas ao sistema do Remessa Conforme, do governo federal. Trata-se do programa que prevê a isenção completa do imposto de importação para os produtos que custam menos do que US$ 50.
Os dados do relatório foram colhidos pela MField, e apontaram que 76% dos consumidores brasileiros estão dispostos a fazer compras na Black Friday deste ano. Os e-commerces favoritos deste grupo são:
- Amazon, com 73%;
- Shopee, com 49%;
- Shein, com 45%;
- Magazine Luíza, com 42%;
- Méliuz , com 41%.