O Período do Terror: um resumo
O Período do Terror, também conhecido simplesmente como Terror ou como Fase do Terror, foi uma das fases da Revolução Francesa.
O assunto é abordado com muita frequência por questões de história geral, principalmente nos vestibulares.
O Período do Terror: introdução
O período do Terror foi a fase mais radical de toda a Revolução Francesa, estando presente entre os anos de 1793 e 1794.
Durante esse período, os jacobinos, considerados o grupo mais radical da Revolução, assumiram o poder francês. É justamente por isso que essa fase é também denominada de “Terror Jacobino”.
O Período do Terror: contexto histórico
O período do Terror se iniciou na segunda metade do ano de 1793. O contexto da época era turbulento: Jean-Paul Marat, importante representante do jacobino, havia sido assassinado por um girondino e, ao mesmo tempo, um movimento contrarrevolucionário se organizava na Europa e em partes da própria França, com o objetivo de impedir o desenvolvimento da Revolução Francesa.
É nesse cenário que, para defender as ideias e a perpetuação da Revolução, os jacobinos assumem o poder da França. Maximilien de Robespierre é o principal nome do governo e, para consolidar o poder jacobino, decide suspender a Constituição. Inicia-se oficialmente, em 1793, a Fase do Terror.
Robespierre criou, no mesmo ano, duas instituições: o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário. Os dois órgãos seriam responsáveis por prender aqueles que eram considerados “traidores” da Revolução Francesa.
O Período do Terror: características
Em pouco tempo, Robespierre perdeu o controle do uso do Comitê e do Tribunal. Governando com plenos poderes, o jacobino ordenaria mais de 30 mil execuções na guilhotina, incluindo aqueles de membros do seu próprio partido, que haviam sido seus aliados, como Georges Jacques Danton e Camille Desmoulins.
É durante o período do Terror que os ex-monarcas franceses, Luís XVI e Maria Antonieta, seriam guilhotinados.
Ainda, no mesmo período, os jacobinos instaurariam importantes diretrizes, como a abolição de todos os privilégios na França, o fim da escravidão nas colônias francesas de todo o mundo e a obrigatoriedade do ensino básico.
O Período do Terror: declínio
No ano de 1794, os jacobinos perderam todo o apoio dos franceses, devido à extrema violência que estava sendo praticada e à falta de controle da situação. Assim, no mesmo ano, o próprio Robespierre seria guilhotinado, colocando fim ao período do Terror.