A Revolução Francesa: o Período do Terror - Notícias Concursos

A Revolução Francesa: o Período do Terror

Tudo aquilo que você precisa saber

O Período do Terror: um resumo

O Período do Terror, também conhecido simplesmente como Terror ou como Fase do Terror, foi uma das fases da Revolução Francesa

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história geral, principalmente nos vestibulares.

O Período do Terror: introdução

O período do Terror foi a fase mais radical de toda a Revolução Francesa, estando presente entre os anos de 1793 e 1794. 

Durante esse período, os jacobinos, considerados o grupo mais radical da Revolução, assumiram o poder francês. É justamente por isso que essa fase é também denominada de “Terror Jacobino”.

O Período do Terror: contexto histórico

O período do Terror se iniciou na segunda metade do ano de 1793. O contexto da época era turbulento: Jean-Paul Marat, importante representante do jacobino, havia sido assassinado por um girondino e, ao mesmo tempo, um movimento contrarrevolucionário se organizava na Europa e em partes da própria França, com o objetivo de impedir o desenvolvimento da Revolução Francesa. 

É nesse cenário que, para defender as ideias e a perpetuação da Revolução, os jacobinos assumem o poder da França. Maximilien de Robespierre é o principal nome do governo e, para consolidar o poder jacobino, decide suspender a Constituição. Inicia-se oficialmente, em 1793, a Fase do Terror.

Robespierre criou, no mesmo ano, duas instituições: o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário. Os dois órgãos seriam responsáveis por prender aqueles que eram considerados “traidores” da Revolução Francesa. 

O Período do Terror: características 

Em pouco tempo, Robespierre perdeu o controle do uso do Comitê e do Tribunal. Governando com plenos poderes, o jacobino ordenaria mais de 30 mil execuções na guilhotina, incluindo aqueles de membros do seu próprio partido, que haviam sido seus aliados, como Georges Jacques Danton e Camille Desmoulins.

É durante o período do Terror que os ex-monarcas franceses, Luís XVI e Maria Antonieta, seriam guilhotinados. 

Ainda, no mesmo período, os jacobinos instaurariam importantes diretrizes, como a abolição de todos os privilégios na França, o fim da escravidão nas colônias francesas de todo o mundo e a obrigatoriedade do ensino básico.

O Período do Terror: declínio

No ano de 1794, os jacobinos perderam todo o apoio dos franceses, devido à extrema violência que estava sendo praticada e à falta de controle da situação. Assim, no mesmo ano, o próprio Robespierre seria guilhotinado, colocando fim ao período do Terror.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?