A recuperação da economia global e as expectativas da inflação - Notícias Concursos

A recuperação da economia global e as expectativas da inflação

A recuperação da economia global observada ao longo de 2021 prosseguiu com elevação das expectativas da inflação. Saiba mais!

Conforme divulgação oficial, em síntese, desde o último Relatório de Inflação, a recuperação da economia global observada ao longo de 2021 prosseguiu, porém sujeita a descontinuidades, com grande dispersão setorial e regional, além de alta volatilidade, explica o Banco Central do Brasil (BCB).

A recuperação da economia global e as expectativas da inflação

As taxas de inflação ao consumidor em economias emergentes e avançadas continuam refletindo pressões vindas da dinâmica dos preços de commodities, dos problemas nas cadeias de suprimentos, do realinhamento de preços relativos e da normalização da atividade nos setores mais afetados pela pandemia. 

Deterioração no cenário inflacionário

Em consequência, as expectativas de inflação têm se elevado, especialmente para horizontes de curto e médio prazo. Os Bancos Centrais têm reagido a essa deterioração no cenário inflacionário com elevações nas taxas de juros e ajustes nas políticas acomodatícias não convencionais. 

O aumento das tensões geopolíticas no leste da Europa impacta a atividade global

O Banco Central do Brasil (BCB) destaca que o cenário externo prospectivo prossegue com elevado grau de incerteza. Apesar da nova variante Ômicron da Covid-19 ter tido impacto econômico menor que o esperado, o aumento das tensões geopolíticas no leste da Europa traz um fator de risco importante ao cenário para a atividade global, a estabilidade financeira e principalmente a inflação. 

O aperto abrupto das condições monetárias globais

Com a persistência da alta recente da inflação e o início do processo de normalização das condições monetárias nos principais países avançados, principalmente nos Estados Unidos, outro risco relevante vindo do cenário externo é o de um aperto abrupto das condições monetárias globais e de materialização de cenários extremos de reprecificação de ativos financeiros globais. 

Ambiente desafiador para países emergentes

Com isso, o apetite por ativos de maior risco pode se reduzir, especialmente daqueles países emergentes com maiores fragilidades fiscais e perspectivas menos favoráveis de crescimento econômico. Esse cenário pode tornar o ambiente desafiador para países emergentes, analisa o Banco Central do Brasil (BCB).

Conjuntura interna: atividade econômica

Além disso, no ano de 2021 a economia brasileira cresceu 4,6% após retração de 3,9% em 2020. Considerada a data de corte do RI de dezembro, o resultado do PIB no ano veio acima da projeção do Banco Central do Brasil (4,4%) e abaixo da mediana do relatório Focus (4,7%). Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e confira detalhes relevantes para a economia de forma geral, considerando as constantes atualizações oficiais feitas pela instituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?