A poupança pode ser o resultado de um planejamento flexível e não o seu único objetivo dentro do seu processo. Confira pontos importantes para o seu planejamento financeiro!
Não é necessário abdicar da poupança por não poder direcionar valores fixos para essa finalidade. Visto que é possível conceituá-la na sua rotina de modo orgânico, através de um processo flexível e gradativo. Analise na sua rotina o que pode ser modificado de maneira positiva, para que a poupança se torne parte de um fluxo resolutivo e não o seu único objetivo.
Considere realizar trocas simples e eficientes, direcionando os valores economizados para a sua poupança. Por exemplo, troque o seu cartão de crédito comum por uma opção sem tarifas, ou ainda, troque a sua conta bancária tradicional por uma conta digital.
Ao poupar todos os valores economizados, poderá visualizar o seu processo de maneira tangível; o que é muito importante para que esse processo seja resolutivo em longo prazo.
Sendo assim, verifique o que pode ser modificado de forma orgânica na sua rotina para gerar economia. Certamente, os valores poupados serão irrisórios, mas estará visualizando seu processo, reforçando hábitos sustentáveis financeiramente.
Além disso, é possível conhecer o mercado de investimentos e analisar outras possibilidades de renda fixa, já que há opções mais rentáveis do que a poupança para a viabilização de uma reserva de emergência, como o tesouro direto e o CDB.
Contudo, é válido ressaltar que é necessário que esse processo seja feito de forma planejada para que a poupança se torne um conceito na sua rotina e o investimento seja uma forma de elevar a sua rentabilidade de maneira segura.
Por isso, considere fazer um planejamento específico para se tornar um investidor, analisando a volatilidade da economia, os diversos fatores que impactam os resultados dos investimentos e, principalmente, diversificando suas opções, já que não é viável que invista todo o valor disponível em uma única opção.
Assim sendo, a poupança pode ser adotada dentro de um conceito para criar um fluxo inicial para a apropriação de controle de suas finanças. Já que é importante que não deixe de realizar esse modelo de planejamento, pois ao abdicar de controlar suas finanças no momento atual, está deixando de controlar fatos que já ocorrem na sua rotina.