A oportunidade que você esperava: Governo estuda o retorno dos carros populares com preços acessíveis

Veja quais são os planos que podem ser colocados em prática

O Governo começou a estudar como seria possível a volta dos famigerados carros populares no nosso país. Para uns, tal fato veio como uma ótima notícia, animando os brasileiros que anseiam por adquirir o seu carrinho. Afinal, nem todos conseguem pagar os valores exorbitantes que são cobrados pelas concessionárias.

A ideia é de que as montadoras terão que desenvolver modelos de automóveis que permitam que os carros populares sejam atualizados. Isso quer dizer que essa categoria será “atualizada”, mas não poderá custar além de R$ 50 mil. Tais veículos que caíram no gosto dos brasileiros na década de 90, surgiram mais como uma das estratégias do Governo para girar a economia. Então, agora, certamente voltarão como uma boa ferramenta que contribuirá com o bolso dos consumidores e o caixa das montadoras.

Leia mais: ALERTA GERAL HOJE (15/05) para os brasileiros com CARROS USADOS

O Brasil e seus carros populares

As informações que foram repassadas pelo Governo Federal sobre os estudos que estão sendo feitos, é de que eles indicarão, inclusive, os meios de aumento de vendas. Assim, as montadoras saberão como conduzir a produção operando no momento em que a indústria automobilística está 50% ociosa.

Os requisitos e exigências atuais para os automóveis acabaram elevando os preços de forma absurda. Assim, para tornar possível que um modelo seja mais barato, o Governo estuda, em parceria com algumas concessionárias, certas condições mais benéficas, em acordo com a proposta da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Segundo Margarete Gandini, diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a proposta de modelo precisará de uma compactação, além de ter potência mais baixa e ter o abastecimento feito apenas com etanol a fim de atingir o valor de R$ 50 mil.

Além o mais, a emissão do CO2 é um ponto muito importante das discussões. Outra questão que chama bastante atenção é o financiamento e as condições que precisam ser melhoradas para atender às necessidades dos brasileiros.

Não se comentou sobre a possibilidade de usar uma parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para a aquisição do automóvel. Contudo, o que se sabe, por enquanto, é que os carros populares retornando, se tornarão uma medida importante para ajudar a recuperar a economia do Brasil, aumentando as vendas. Ademais, facilitará o acesso a veículos por boa parte da população que, até então, não tem um meio particular de se locomover.

Veja também: GRANDE AVISO GERAL para os brasileiros com CARROS acaba de sair HOJE (15/05)

Desvalorização dos veículos desde a pandemia

A pandemia impactou significativamente na produção dos carros novos, o que culminou em uma valorização crescente dos usados. Alguns veículos, por exemplo, chegaram até a serem repassados para terceiros por preços maiores do que foram adquiridos. Absurdo, mas verdadeiro.

Muitos brasileiros conseguiram faturar uma boa grana com o carro usado, o que até aquele momento era quase impossível de acontecer dentro do nosso país. Mas, apesar disso, tal fato não foi e não é regra para qualquer modelo. Isso porque muitos outros acabaram com queda significativa em seu preço. Então, agora, eles podem se tornar o grande problema para seus proprietários.

Dessa forma, caso você tenha um dos modelos da lista dos que mais se desvalorizaram nesses últimos tempos, já está na hora de planejar a trocar do carro. Assim, evitará maiores prejuízos. Mesmo com as dificuldades financeiras que muitas pessoas enfrentam, é importante que se estude o cenário para priorizar uma organização financeira e do orçamento a fim de comprar um carro novo.

Segundo pesquisas do setor, o Voyage, da Volkswagen, é o automóvel que perdeu mais valor nesses últimos tempos. Ele teve uma desvalorização de aproximadamente 22,80%. O carro, em 2022, saiu de linha, logo no finalzinho do ano, piorando ainda mais a situação. O Golf VW também teve um desempenho ruim, com sua desvalorização alcançando 13,74%.

Portanto, se você possui um desses automóveis, pense em trocá-los. Já está na hora de começar mesmo seu planejamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.