A literatura de Lima Barreto: um resumo completo - Notícias Concursos

A literatura de Lima Barreto: um resumo completo

O assunto vai cair na sua prova!

A literatura de Lima Barreto: aquilo que você precisa saber

Afonso Henriques de Lima Barreto, conhecido simplesmente como Lima Barreto, é um escritor brasileiro do século XIX.

A literatura produzida por Lima Barreto é frequentemente abordada por questões de literatura dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM.

Assim, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a literatura de Lima Barreto. Confira!

Quem foi Lima Barreto?

Lima Barreto nasceu no dia 13 de maio do ano de 1881 e foi um dos maiores escritores brasileiros do Pré-Modernismo.

O autor também atuou como jornalista e a as suas obras abordavam temas muito importantes para o Brasil da época, especialmente as questões sociais.

A família de Lima Barreto possuía uma origem muito humilde e, após a morte de seus pais quando o futuro autor ainda era uma criança, ele seria apadrinhado pelo Visconde de Ouro Preto, o que faria com que ele tivesse acesso à educação.

Dentre as suas frases mais conhecidas, podemos citar “O Brasil não tem povo, tem público”, em que Lima Barreto faz uma referência à submissão do povo brasileiro à situação de desigualdade e crise durante o século XIX.

Lima Barreto: principais obras

Dentre as principais obras de Lima Barreto, podemos destacar: Clara dos Anjos, Os bruzundangas, Recordações do escrivão Isaías Caminha, Diário Íntimo, Cemitério dos Vivos e Triste Fim de Policarpo Quaresma.

Triste Fim de Policarpo Quaresma é, dentre todas as obras de Lima Barreto, a que mais é abordada por questões de vestibular. O romance foi escrito no ano de 1911 e apresenta uma forte crítica à sociedade brasileira da época.

Lima Barreto: características de suas obras

Dentre as características mais notáveis que podem ser observadas dentro das obras de Lima Barreto, podemos destacar o uso de uma linguagem simples e fluida, a presença do humor, o uso de temas sociais, as críticas à sociedade e ao sistema política do Brasil da época e as críticas às desigualdades sociais presentes no meio em que ele vivia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?