A Literatura de Júlia Lopes de Almeida: o que vai ser cobrado nas suas provas!
A escritora realista-naturalista Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida, conhecida simplesmente como Júlia Lopes de Almeida, é um dos nomes mais conhecidos da literatura brasileira contemporânea.
Questões sobre a literatura de Júlia Lopes de Almeida podem ser abordadas pelas mais variadas provas do país, como o ENEM e os vestibulares.
Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma, o artigo de hoje separou um resumo completo com o que você precisa saber sobre a literatura de Júlia Lopes de Almeida. Confira!
A Literatura de Júlia Lopes de Almeida: introdução
A escritora Júlia Lopes de Almeida nasceu na cidade do Rio de Janeiro em setembro de 1862. O livro “A falência”, publicado no ano de 1901, é uma de suas obras mais conhecidas, além de ser o romance da autora mais abordado em vestibulares de todo o país.
O trabalho de Júlia Lopes de Almeida como escritora começou cedo. Com apenas 19 anos ela publicou o seu primeiro artigo no jornal “A Gazeta de Campinas”. O seu primeiro livro, “Contos infantis”, foi publicado em 1887.
A Literatura de Júlia Lopes de Almeida: características
O estilo da autora é considerado realista-naturalista. Dentre os principais temas abordados em seus textos, podemos destacar as questões envolvendo o universo feminino. Júlia abordou, por exemplo, o direito ao voto e ao divórcio e o espaço ocupado pelas mulheres na sociedade em que a autora vivia.
Ainda, as suas obras são marcadas pela exclusão de idealizações em suas obras. A linguagem, por sua vez, é objetiva e voltada para o predomínio razão.
A Literatura de Júlia Lopes de Almeida: principais obras
Dentre as principais obras de Júlia Lopes de Almeida, podemos citar:
- Memórias de Marta;
- A falência;
- A intrusa;
- A Silveirinha;
- Traços e iluminuras;
- Ânsia eterna;
- A herança.