Clarice Lispector foi uma grande escritora do Brasil e também um grande nome da terceira fase do Modernismo brasileiro.
Questões sobre as obras de Lispector aparecem com muita frequência dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM.
Dessa maneira, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje traz um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema. Vamos conferir!
A literatura de Clarice Lispector: introdução
Clarice Lispector é uma das escritoras do movimento modernista de maior importância no Brasil. Haya Pinkhasovna Lispector, como era o nome da escritora, nasceu na Ucrânia e imigrou para o Brasil com a sua família ainda com dois meses de vida. Posteriormente, a futura escritora se naturalizaria brasileira.
Durante a sua adolescência, Clarice foi para o Rio de Janeiro e chegou a frequentar o curso de Direito. Porém, ela não gostou da experiência e, pouco tempo depois, publicou o seu primeiro conto, nomeado de “Triunfo, na revista Pan, iniciando a sua carreira de jornalista.
Clarice Lispector inseriu um estilo inovador na literatura brasileira, criando novas características para os seus escritos. Em suas obras, a intimidade era sempre um grande destaque e cercava as questões mais importantes da narrativa.
Devemos destacar também que, dentro dos textos de Clarice, o pensamento da autora e o fio condutor da narrativa não são apresentados de uma forma clara e contínua, mas sim de um jeito desordenado e livre.
Dentre todas as suas obras, podemos destacar “A Hora da Estrela” e “Laços de Família”, que são também as mais abordadas pelos vestibulares brasileiros.
Lispector também escreveu a coluna “Entre Mulheres” no jornal “Comício” e a coluna “Correio feminino – Feira de utilidades” no jornal “Correio da Manhã”.
Dentre os tantos reconhecimentos recebidos ao longo de sua carreira, Clarice ganhou o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes do Brasil, pela obra “Laços de Família”. Ela também foi nomeada para o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal e o Prêmio Graça Aranha.