Diversos aspectos devem ser considerados pelo empreendedor no mercado atual, por isso, o direcionamento estratégico da empresa é fundamental desde o seu surgimento no empreendedorismo digital.
A inovação e a escalabilidade no empreendedorismo atual
O comportamento de compra do cliente não é estático. Visto que diversos fatores impactam o seu poder aquisitivo e o seu desejo de consumo. Por isso, é importante que o empreendedor estude o mercado, considerando a economia e a concorrência.
A inovação é primordial no empreendedorismo na era digital. Uma vez que através de um novo produto ou serviço uma empresa pode tornar-se líder, tornando outra marca (até então) renomada, obsoleta. Por isso a inovação deve fazer parte dos processos de melhorias contínuas de uma empresa na era das ideias.
Fatores externos
A economia impacta diretamente a inflação e, por conseguinte, o poder aquisitivo do cidadão. Por isso, algumas empresas criam estratégias para a manutenção da marca no mercado em uma situação de crise, como a criação de uma submarca, por exemplo.
Sendo assim, apenas os estudos mercadológicos são capazes de orientar a gestão empresarial quanto a viabilidade de criar uma submarca, ou quanto a necessidade de reforçar um produto existente no mercado.
Gestão holística
Portanto, a gestão de uma empresa na era digital deve ser feita de maneira multifatorial, considerando os direcionamentos de projetos e o impacto das ações nas entregas que são feitas ao cliente final. A elevação das vendas pode ser resultado de uma ação inbound marketing, por exemplo.
No entanto, a empresa precisa amparar esse resultado através de um fluxo positivo no que se refere ao processo de compra do cliente, considerando estoque, logística, prazo de entrega e atendimento. Por isso, uma ação deve ser amparada por outra, de modo que a empresa funcione como um único fluxo que objetiva atender o cliente em sua necessidade de forma integral.
Tecnologia na gestão
Assim sendo, é possível entender que a gestão empresarial no mercado atual deve considerar os fluxos de forma holística para que o cliente seja atendido, de modo que a imagem da marca se mantenha positiva no mercado e ela possa crescer através da escalabilidade e da inovação.
Visto que é necessário considerar que a inovação no mercado pode ocorrer de forma direta e indireta, através do produto entregue ao cliente ou por meio do investimento em tecnologias de gestão que otimizem os fluxos internos. Sendo assim, todos os fatores de uma empresa na era digital impactam a imagem da marca e a sua valorização no mercado atual.