A importância do AVA no ensino remoto durante a pandemia

AVA é a sigla usada para se referir ao Ambiente Virtual de Aprendizado. Quem faz cursos na modalidade EaD (Educação a Distância) conhece bem essa ferramenta. Com a pandemia da covid-19 e a adaptação das aulas ao formato remoto, muitos tiveram de inserir o AVA na sua rotina de estudos.

Além de assistir aulas, por meio do AVA é possível fazer atividades, apresentar trabalhos e ainda sanar as dúvidas. No entanto, isso geralmente varia de acordo com a estrutura de cada universidade.

A vantagem desse formato é que o aluno pode acessar as aulas gravadas e assisti-las quantas vezes for necessário. O mesmo se dá com a Biblioteca Virtual, que contém o material didático referente a cada disciplina. Isso ajuda a otimizar o tempo de estudos e a economizar dinheiro com livros e transporte, por exemplo. É possível aprender do conforto da sua casa ou de onde estiver, sem se deslocar. Para quem trabalha ou tem outras demandas domésticas, esse aspecto pode fazer toda a diferença.

Mais do que uma mera plataforma, o AVA tem como objetivo ajudar o aluno a planejar de modo eficiente os estudos. Nesse sentido, o ambiente virtual é bem interativo e de fácil navegação. Isso faz com que seja possível acessá-lo sozinho, de modo intuitivo.

Outra vantagem prática é que, através do AVA, o estudante pode solicitar documentos da secretaria da escola e realizar atualizações cadastrais. Assim, o aluno e a instituição poupam tempo e evitam burocracias desnecessárias. A pandemia trouxe muitos desafios à educação. Nesse sentido, saber aproveitar as ferramentas disponíveis pode ser o segredo para superar os obstáculos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.