As estratégias de gestão devem ser consideradas desde a ideia inicial da empresa, haja vista a necessidade de direcionamento de uma marca no empreendedorismo. Sendo assim, cabe ao empreendedor que faça uso de ferramentas estratégicas de modo adaptado.
A matriz Swot é uma ferramenta que pode ser adaptada, sendo de extrema valia para uma empresa de qualquer porte ou segmento. Haja vista que a ferramenta estratégica que permite à empresa conhecer os seus fatores internos que podem ser melhor aproveitados.
Também é uma ferramenta que permite que a empresa conheça o seu cenário, considerando os fatores externos não controláveis; o que é muito importante, visto que a economia é um exemplo de fator externo que não é controlável que impacta diretamente no fluxo de oferta e demanda, considerando o poder aquisitivo do cliente. Dessa forma, a empresa pode atuar através de uma gestão holística, já que as informações analisadas são valiosas para o planejamento estratégico.
Dessa forma, é possível lançar ações inbound marketing para elevar o volume de visitantes ao site, por exemplo. Porém, é necessário que a gestão da empresa consiga amparar essa elevação de demanda, considerando o funil de vendas, o giro de estoque, o fluxo de logística, dentre outros aspectos que causam insatisfação no consumidor. Uma vez que o cliente insatisfeito gera um fluxo contraproducente que invalida todos os outros investimentos que a empresa fez na sua gestão.
Dessa forma, a gestão holística serve para se antecipar às demandas, de modo que a empresa consiga atender o cliente em sua totalidade; já que o cliente é atendido em todos os contatos que ele realiza com a empresa, não somente quando ele entra em contato diretamente para realizar uma reclamação. Inclusive, é importante que a empresa tenha essa preocupação para evitar esse fluxo, já que é difícil reverter a insatisfação do cliente na era digital.
Por isso, a gestão holística serve para que a empresa direcione o seu próprio crescimento de modo resolutivo, evitando criar processos negativos. Dessa forma, a fidelização do cliente se torna orgânica; o que tem um grande valor para qualquer marca no mercado atual, considerando a volatilidade da economia e a inconstância no comportamento de compra do cliente final.