A fim ou Afim: como devemos escrever?
É muito comum que as pessoas tenham dúvidas quanto aos usos das palavras “a fim” ou “afim”, uma vez que elas possuem uma grafia semelhante.
Porém, é importante que você saiba utilizar corretamente as duas palavras. Isso porque, o uso das duas pode ser abordado por questões de português, principalmente dentro de determinados concursos públicos.
Ainda, você deve saber utilizar a forma correta de “a fim” e “afim” para utilizar os termos dentro de uma redação, por exemplo, principalmente dentro da prova do ENEM, em que o uso da gramática é um critério de pontuação.
Assim, para que você consiga entender de uma vez por toda as diferenças entre o uso dessas suas palavras, confira o resumo de hoje sobre o assunto!
A fim ou Afim: confusão
As palavras “a fim” e “afim” confundem muitos falantes da língua portuguesa, o que é perfeitamente normal. Porém, você deve saber que confundir o uso dessas duas palavras pode afetar negativamente o seu texto.
A fim: como usar?
“A fim” é parte de uma locução, formada também pela preposição “de”.
A principal função de “a fim” é demonstrar a intenção da ação que o sujeito exerce.
Vamos conferir um exemplo para que o conceito fique mais claro:
- A fim de dar uma aula melhor, eu comecei a fazer um curso de especialização.
No exemplo, “a fim” poderia ser substituído pela expressão “com o objetivo de” ou “com o intuito de”, indicando a finalidade da ação exercida pelo sujeito da frase (“eu”).
Confira outras maneiras de escrita da mesma frase, sempre indicando um propósito ou finalidade:
- Com o intuito de dar uma aula melhor, eu comecei a fazer um curso de especialização.
- Com o objetivo de dar uma aula melhor, eu comecei a fazer um curso de especialização.
Afim: como usar?
Ao contrário do que muitos pensam, a palavra “afim” também existe e ela deve ser utilizada como um adjetivo ou como um substantivo.
Quando usamos o termo como um adjetivo, “afim” passa a ter o significado de “igual” ou “próximo”. Confira um exemplo:
- O verde é uma cor afim com o musgo.
Quando usamos o termo como um substantivo, por sua vez, ele passa a ter a função de indicar uma afinidade ou um parentesco.
Confira um exemplo:
- A escola chamou todos os responsáveis e afins.