A construção do currículo precisa considerar suas particularidades profissionais

A construção do currículo precisa considerar suas particularidades profissionais e os seus objetivos. Confira algumas dicas para o candidato!

O currículo profissional pode fazer com que a carreira de um candidato siga um caminho de sucesso em longo prazo. Por isso, é fundamental que essa elaboração seja feita considerando a objetividade e a coerência nas informações.

A construção do currículo precisa considerar suas particularidades profissionais

Sendo assim, na construção do currículo é fundamental que as informações estejam inseridas de forma direta, sucinta e objetiva; de modo que o profissional da área de recrutamento e seleção escolha o seu currículo para explorar durante uma entrevista de emprego.

Informações pessoais

Os seus dados pessoais precisam de objetividade, bem como os seus dados de contato devem estar atualizados. Sendo assim, evite informações excessivas neste campo, como dados de filiação e não opte por um endereço de e-mail que contenha palavras diminutivas ou apelidos.

Objetivo

O objetivo profissional é um ponto muito relevante na construção do currículo. Por isso, ele deve ser direto e sucinto. Você pode colocar a sua área de atuação, seguida de seu nível hierárquico.

Casos específicos requerem mais de um modelo de currículo

Caso você possua mais de uma área de atuação, é importante que você elabore mais de um modelo de currículo. Haja vista que há profissionais que atuam em duas áreas, ou ainda, que podem aceitar propostas para diferentes níveis hierárquicos, como analista ou assistente, por exemplo.

Escolaridade

 A descrição da sua trajetória educacional  deve ser feita considerando os cursos que você tem como concluído, ou seja, fale sobre os cursos dos quais você possui certificado. Além disso, caso você estude é relevante informar sobre o curso em andamento, colocando o nome da instituição, a previsão de término do curso e a modalidade de ensino.

A descrição da sua trajetória profissional 

A sua trajetória profissional requer objetividade e coerência. Por isso, você deve destacar os pontos principais de sua carreira, considerando utilizar palavras pertinentes a sua área de atuação. Sobretudo, não omita informações relevantes e nem coloque informações falsas. Visto que são pontos que serão verificados durante o andamento do processo seletivo.

A construção do seu currículo pode direcionar a sua carreira profissional

Obviamente, a construção do currículo precisa considerar os seus objetivos e as suas particularidades profissionais. Entretanto, esses pontos podem servir de apoio para que você direcione a sua carreira, considerando que a construção do currículo é fundamental para que você receba um convite que seja de seu interesse, quando pensamos em uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.