A Comuna de Paris: um resumo para as suas provas!

A Comuna de Paris: tudo o que você precisa saber para os vestibulares

A Comuna de Paris foi um evento muito interessante que ocorreu ainda durante o século XIX. Isso porque, essa foi uma pequena experiência socialista (mas a primeira experiência socialista do mundo).

Dessa maneira, é de suma importância que você domine as principais características que envolvem esse evento e os seus impactos no mundo.

A Comuna de Paris: Introdução

A comuna de Paris foi o resultado de uma rebelião popular com intenções socialistas. O movimento durou apenas 40 dias e pode ser considerado a primeira experiência socialista do mundo, antes mesmo da Revolução Russa.

O conflito foi ocasionado devido ao descontentamento da população com as péssimas condições de trabalho e com o grande número de impostos cobrados para cobrir as despesas da guerra.

A Comuna de Paris: Antecedentes Históricos

A Comuna de Paris ocorreu no ano de 1871. Nesse mesmo ano, terminava a Guerra Franco-Prussiana, que havia se iniciado um ano antes e que envolvia a Prússia e a França.

Depois da guerra, o imperador Napoleão III foi destituído do poder. Assim, foi criada a III República Francesa, sob o comando de Adolphe Thiers.

Porém, mesmo com a presença de um governante, a França continuou submissa ao exército prussiano.

Alguns grupos, como os monarquistas e os deputados, queriam a rendição. Mas toda essa situação tinha a total desaprovação da população de Paris, especialmente da classe trabalhadora formada por operários.

A Comuna de Paris: O conflito

A revolta ocorreu no dia 18 março de 1871 e foi a primeira república comandada por operários da classe trabalhadora. Historiadores, atualmente, afirmam que essa tenha sido a primeira experiência socialista do mundo.

O nome do conflito provém do fato de os revolucionários parisienses serem chamados de “communards”.

Os revoltosos tomam a cidade de Paris. Posteriormente, o governo da Comuna passa a implantar algumas medidas. Entre elas, podemos citar a adoção da Bandeira Vermelha como símbolo nacional, a separação entre Estado e Igreja, a desapropriação de propriedades sem uso, a criação da previdência social” o fim do serviço militar obrigatório e a abolição da pena de morte.

Ainda, a polícia parisiense foi substituída pela Guarda Nacional composta pelos revoltosos. Houve também a fixação de salários mínimos para os trabalhadores, a redução da jornada de trabalho e o fim do trabalho noturno nas fábricas.

Outra medida muito importante e que pode ser abordada pelos vestibulares é a instituição da igualdade civil entre os dois sexos.

A Comuna de Paris: Desfecho

O governo formado por operários substituiu aquele republicano apenas por quarenta dias. Mais precisamente, pelo período que vai de 26 de março até 28 de maio de 1871.

Durante esses dias, os revoltosos destruíram muitos prédios administrativos e mataram cerca de 100 membros da elite de Paris.

Porém, no dia 28 de maio, cerca de 100 mil soldados de tropas alemãs e francesas invadiram Paris. Nessa invasão, 10 mil revoltosos que defendiam a cidade foram mortos. Paris foi retomada e, ao todo, 80 mil franceses perderam suas vidas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.