A Civilização Hebraica: um resumo de História - Notícias Concursos

A Civilização Hebraica: um resumo de História

Civilização Hebraica: tudo aquilo que você precisa saber

A Civilização Hebraica foi uma das civilizações mais importantes de todo o mundo. Atualmente, podemos encontrar os seus vestígios no Oriente Médio.

As manifestações culturais e os monumentos dessa civilização são muito importantes para a história geral. Dessa maneira, não é de se surpreender que questões sobre os hebreus sejam tão comuns nas principais provas do país.

A Civilização Hebraica: Definição

A civilização hebraica é uma das civilizações mais importantes da antiguidade. Ela foi formada pelo povo hebreu, também conhecido como povo israelita ou povo judeu.

A Civilização Hebraica: Origem

O povo hebraico migrou para a região da Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel, por volta de 2000 a.C.. Seu líder, Abraão, guiou os hebreus em busca da Terra Prometida que seria predestinada aos judeus segundo as Sagradas Escrituras: Canaã.

Posteriormente, os hebreus  forçados a migrar novamente em decorrência da seca que atingiu a região. Assim, o povo segue para o Egito.

A Civilização Hebraica: No Egito

Lá, o povo foi escravizado e sua libertação ocorreu somente tempos depois, através de Moisés. O episódio bíblico que marca o acontecimento é chamado de Travessia do Mar Vermelho, em que Moisés e os hebreus retornam para a Palestina.

A Civilização Hebraica: Características

A cultura do povo judeu sobreviveu em meio a tantas diásporas graças a tradição literária dos hebreus, que narravam suas histórias e costumes em seus livros, além dos textos que existiam nas Sagradas Escrituras (Antigo Testamento).

Além disso, a civilização hebraica era um povo nômade e a sua economia era baseada principalmente na pecuária. Ao retornarem para a Palestina, a agriculta, artesanato e comércio se tornaram também parte das bases da economia para essas sociedades, que se tornariam, posteriormente,  sedentárias.

Enquanto religião monoteísta, o povo hebreu seguia o judaísmo, cultuando Javé. As bases para as práticas religiosas eram os textos dos Dez Mandamentos, que foram revelados para Moisés no Monte Sinai, em um encontro com Deus.

A sociedade hebraica foi governada em três períodos distintos. No começo da civilização, o governo era feito através dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó. Em seguida, os juízes passaram a governar o povo. Foram eles: Sansão Otoniel, Gideão e Samuel.

O último momento foi marcado pela monarquia, em que os Reis Saul, Davi e Salomão governaram o povo hebreu. Com a morte de Salomão, a Palestina dividiu-se em dois reinos distintos: as 10 tribos de Israel, que se tornariam as 10 Tribos perdidas, e as 2 tribos de Judá, que sobreviveriam por muitos séculos. Posteriormente, o território foi conquistado pelos assírios e pelos babilônios.

A Civilização Hebraica: Principais contribuições

Entre as principais heranças culturais da civilização hebraica podemos destacar o cristianismo, que tem suas raízes na religião judaica. Além disso, grandes palácios e templos foram construídos durante a civilização hebraica. Entre eles, podemos citar o Templo de Jerusalém, cujo os vestígios são conhecidos, atualmente, por formar o Muro das Lamentações, um Patrimônio Mundial da Humanidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?