A elaboração do seu currículo pode ser um diferencial para a sua carreira profissional
A elaboração do seu currículo é muito relevante para que possa aumentar suas chances de sucesso ao ser convocado para entrevista de emprego. Por isso, é muito importante que se atente a alguns detalhes.
O profissional que seleciona os currículos, geralmente o recrutador, não possui um tempo hábil para analisar de maneira aprofundada seu material. Por isso, há pontos muito relevantes na elaboração do currículo que fazem toda a diferença para que tenha sucesso.
Menos é mais
Muitas pessoas possuem a informação de que devem chamar a atenção do recrutador, porém, acabam exagerando no tamanho das fontes, em fotos pessoais nada profissionais e até mesmo, no tamanho do currículo, alguns chegam a passar de três páginas.
No entanto, essa atenção é negativa. Pois, quando é dito que o profissional deve chamar a atenção, é exatamente pela construção dos dados e não pelo excesso de informações, já que o profissional recrutador não irá analisar seu currículo completamente em um primeiro momento.
Objetivos
Muitos profissionais ficam com receio de inserir o objetivo de forma clara e acabar perdendo oportunidades correlatas.
Todavia, a ausência do objetivo pode fazer com que perca uma oportunidade, já que ao anunciar a vaga a empresa possui um objetivo para aquela posição.
Por isso, é muito importante que o seu objetivo esteja direcionado em seu currículo para que o recrutador consiga realizar esse alinhamento entre oferta e demanda.
A construção de sua trajetória
A maneira como o profissional insere a sua trajetória profissional também impacta na decisão de chamá-lo para uma entrevista. Pois, muitas vezes a pessoa possui uma experiência profissional de extrema relevância. Porém, a maneira como essa história profissional está escrita acaba sendo muito confusa e sem ordem cronológica.
Por isso, construa a sua experiência profissional da atual para as anteriores, com o detalhe de que, caso tenha tido muitos empregos, não precisa inserir os primeiros. Isso só deixa o seu currículo extenso e, muitas vezes, são informações irrelevantes (há exceções).
Além disso, na descrição de suas atividades, coloque os pontos chaves, ou seja, as atividades que são feitas em comum dentro da área. Assim sendo, deixe os detalhes para a entrevista.
Muitas pessoas colocam as informações como se fosse uma entrevista dentro do currículo. No entanto, isso torna a leitura difícil e cansativa para o profissional recrutador.
A mesma lógica vale para sua formação acadêmica, comece da atual para a última. Lembrando que não é relevante inserir dados como ensino médio e fundamental, caso você já seja uma pessoa que possui uma determinada trajetória profissional. Já que esses dados são relevantes para um jovem aprendiz, por exemplo.