A Arte Maia: pode cair na sua prova!

A Arte Maia: aquilo que você precisa saber!

A Arte Maia é conhecida pela complexidade e pela variedade de suas produções. Assim, não é de se surpreender que o assunto seja abordado por importantes provas do país. Entre elas, podemos citar: a prova da UEL e da Vunesp, o ENEM, além de um grande número de vestibulares.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os principais tópicos dentro da Arte Maia que você precisa dominar se deseja alcançar um alto desempenho nas provas mencionadas.

Arte e Política

A arte Maia tinha uma função importante na política. Isso porque, as produções artísticas em determinado período da civilização Maias demonstravam a superioridade das dinastias, ou seja dos reis e rainhas de uma mesma família que se perpetuavam no poder de uma determinada cidade-Estado.

Assim, a arte Maia reforçava a ideia de que a família que estava no poder tinha o merecimento divino, era abençoada pelos deuses e, por isso, deveria permanecer no poder. Vale lembrar que o governo das diversas cidades-Estado maias era teocrático.

Arte e História

A arte dos maias se situa historicamente na chamada Era Clássica. Além disso, ela aparece entre as mais sofisticadas do Mundo Antigo.

Igualmente, a arte Maia utilizava pedras, cerâmica e madeira para construir as estátuas e imagens em baixo relevo. Essas peças serviam para enfeitar os templos e outras construções urbanas. Porém, a arte Maia não tinha somente uma função estética: as diversas produções retratam a história da sua civilização.

No Templo das Pinturas, por exemplo, existem várias referências que retratam momentos da história política, militar e cultural dos povos que habitaram a região. Além disso, as obras eram assinadas e historiadores apontam para a raridade desse ato no referido período.

Arte e Religião

Assim como em outras civilizações pré-colombianas, a arte dos maias se relacionava diretamente com a religião. Nas diversas produções, figuras humanas realizando ritos, sacrifícios e cultos aos deuses são retratadas.

Arte e Arquitetura

A arquitetura também era uma forma de produção importante dentro da arte maia. Algumas obras se destacam pela sua complexidade e qualidade. Um exemplo é a Escadaria dos Hieróglifos localizada na cidade de Cópan, em Honduras. Essa escadaria é formada por estátuas, rampas, degraus com arte maia e figuras. A construção é extremamente desenvolvida se compara à outras do mesmo período feitas por demais civilizações.

Os maias desenvolvem também outros projetos de arquitetura existentes na América. Entre eles, podemos destacar as ruínas de Uxmal, Chichén Itzá, Palenque e Maypan.

Além disso, é importante destacar que diversos tipos de produções arquitetônicas foram realizas pelos maias com funções também diferentes. Algumas seriam utilizadas para a realização e eventos públicos. Outras, por sua vez, poderiam ser palco dos mais variados eventos religiosos. Ainda, segundo alguns estudos, os maias produziram um conjunto de prédios que era utilizados como observatório astronômico para localizar a posição do Sol e, dessa forma, regular a agricultura e demais atividades.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.