Em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sua privacidade ao usar a Internet, 82% deles dizem se sentir positivos ou muito positivos sobre as marcas encerrarem o uso de cookies para fins publicitários. Os dados são da pesquisa sobre as preocupações e atitudes dos consumidores relacionadas com a publicidade em toda a Europa.
O levantamento foi encomendado pela Seedtag, adtech de origem espanhola líder em publicidade contextual na Europa e na América Latina, e conduzido pela empresa internacional de análise de dados e pesquisa de mercado YouGov. Além disso, 53% estão ajustando suas preferências para rejeitar os cookies ao navegar em determinados sites.
Apesar das preocupações com a privacidade, os consumidores ainda gostam de ver anúncios em troca de conteúdo editorial gratuito. Ao invés de pagar por uma assinatura, pagar por conteúdos ou ler um número limitado de textos gratuitos, 58% dos entrevistados dizem se sentir confortáveis com métodos híbridos ou sustentados por anúncios de financiamento de conteúdo editorial online.Outras descobertas
A pesquisa também mostra que 53% dos consumidores sentiram que anúncios incorporados em conteúdos de alta qualidade eram mais propensos a chamar sua atenção. Metade dos participantes considerou a criatividade e o conteúdo visual entre os dois principais fatores mais importantes no valor de lembrança e apelo de um anúncio. Entre os entrevistados, 64% se sentiram muito positivos sobre marcas cujos anúncios foram incorporados em conteúdos que os interessavam.
Novo perfil exige mudanças
Para a Seedtag, os dados mostram a necessidade de uma publicidade que respeite a privacidade do usuário, uma vez que as marcas podem aproveitar o fato de que a maioria deles ainda está disposta a receber anúncios. A questão agora é como deve ser o uso de cookies de forma que o usuário não ache isso negativo.
Como os consumidores estão cada vez mais assumindo o controle de seus próprios dados, há uma mudança nas expectativas em relação a sua privacidade. A pesquisa demonstrou que os usuários entendem o que querem e o que esperam de marcas e publishers.
Também é importante que os países, que têm requisitos diferentes, as marcas e os anunciantes entendam esse novo perfil do consumidor online e adaptem suas abordagens. Esta é uma oportunidade relevante, porque os usuários parecem apoiar a mudança para um ambiente sem cookies. Logo, como indústria, é preciso procurar alternativas que não exijam a necessidade de dados pessoais.
Para chegar aos resultados, a Seedtag e a YouGov conversaram com 3 mil usuários de Internet da França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido, perguntando sobre suas preocupações com privacidade e suas preferências para serem direcionados online. O levantamento também se concentrou no que eles mais valorizam na publicidade online, no que estão expostos e no contexto exibido. Para garantir que os entrevistados fossem representantes da população da vida real, a equipe de pesquisa especializada da Seedtag analisou as idades em comparação com o gênero e a região.
O que são cookies?
Os cookies são um pacote de dados que se originou ainda na década de 90. A ideia do desenvolvimento do protocolo era garantir uma comunicação entre os sites e o usuário final. Pensado como uma solução para o e-commerce, o uso dos cookies evoluiu e se tornou presente em todos os tipos de páginas na internet.
Os cookies são espécies de arquivos residuais que o usuário deixa quando visita um site. Eles servem para personalizar a experiência do usuário e identificar a pessoa que está acessando o conteúdo. A partir dos cookies, as páginas têm uma ideia de quem é a pessoa que está acessando e consegue oferecer conteúdos relacionados a coisas que ela gosta.
Existem vários tipos de cookies, mas que de maneira geral eles servem para o mesmo propósito de simplificar a navegação na internet. Os pequenos arquivos são enviados para os browsers que as pessoas usam. Ou seja, eles ficam armazenados no Google Chrome, Firefox, Opera, Safari, Internet Explorer ou outro software.
Por causa disso, grande parte da interação com os cookies pode ser feita nas abas de configurações dos navegadores. Por lá, é possível saber quais sites armazenaram os cookies e apagar os cookies salvos em determinado período.