72 milhões de latino-americanos e caribenhos não têm acesso à banda larga

Essas pessoas habitam áreas rurais nas quais não há nenhuma operadora ou provedor que entregue acesso à internet de qualidade

Pelo menos 72 milhões de moradores que habitam áreas rurais na América Latina e no Caribe não têm acesso a serviços de conectividade com os padrões mínimos de qualidade. A afirmação é da pesquisa “Conectividade Rural na América Latina e no Caribe: Situação atual, desafios e ações para alcançar a digitalização e o desenvolvimento sustentável”, realizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Banco Mundial, a Bayer, o CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Microsoft e a Syngenta.

LEIA MAIS: Como os países latino-americanos podem melhorar o acesso à internet

O novo documento descreve a situação da conectividade rural na região, atualizando os dados publicados pelo IICA em outubro de 2020 no documento “Conectividade Rural na América Latina e no Caribe – uma ponte para o desenvolvimento sustentável durante uma pandemia”.   

De acordo com o último relatório, o acesso a uma conectividade rural significativa aumentou 12% em comparação com 2020, quando aproximadamente 77 milhões de pessoas não tinham acesso a esse serviço vital. 

O estudo, que se concentrou em 26 países da América Latina e do Caribe, fornece uma visão abrangente do status da conectividade rural na região. Os dados revelam que a diferença do acesso à internet entre quem mora na cidade e de quem vive no campo se expandiu em relação a 2020. Isso prejudica o potencial social, econômico e produtivo das áreas rurais, que desempenham um papel estratégico na garantia da segurança alimentar e nutricional global. 

Comparação entre campo e cidade  

Atualmente, 79% da população urbana tem acesso a serviços de conectividade significativos (em comparação com 71% há dois anos), em oposição a apenas 43,4% de suas contrapartes em áreas rurais (em comparação com 36,8% no relatório anterior). Embora o acesso a serviços significativos de conectividade rural tenha melhorado quase sete pontos em comparação com o relatório de 2020, a lacuna urbano-rural aumentou doi pontos percentuais, subindo para 36%.  

Os dados confirmam que existe uma lacuna rural persistente, o que exige uma ação decisiva e soluções inovadoras.  A estimativa permitiu à equipe caracterizar a situação na região, definindo três clusters entre os 26 países, todos com deficiências na conectividade rural, que existem há décadas. 

O Brasil está no mesmo cluster que Argentina, Barbados, Bahamas, Belize, Costa Rica, Chile, Panamá, Trinidad e Tobago e Uruguai, que representam 24% da mostra da população rural e são os 10 países que compõem o cluster de conectividade rural significativa de alto nível. 

Dos países desse grupo, os que apresentaram o maior progresso em relação aos números de 2020 foram Barbados e Belize, onde a porcentagem de moradores rurais com acesso a conectividade significativa mais do que dobrou. A porcentagem de habitantes rurais com acesso à conectividade significativa também melhorou significativamente na Argentina, Costa Rica, Trinidad e Tobago e Uruguai, aumentando perto ou em mais de 30%.  

O outro lado da região 

Mas há países que não estão tão bem assim. O segundo cluster, composto por nove países: Colômbia, Equador, El Salvador, Jamaica, México, Peru, República Dominicana, Paraguai e Suriname, tem um índice de conectividade rural significativa de nível médio, que representa 46% da amostra da população rural. Desse grupo, Peru, México, Honduras e Bolívia apresentaram os maiores avanços em relação ao percentual de habitantes rurais que melhoraram suas condições de conectividade.  

A pior situação é com os países Bolívia, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Nicarágua e Venezuela, que são os sete países que compõem o cluster de conectividade rural de baixa significância, que representa 30% da amostra da população rural. Em comparação com o estudo de 2020, Jamaica, El Salvador, Belize e Peru tornaram-se parte do cluster de conectividade rural significativo de nível médio.  

Para a IICA, que produziu o estudo, superar a lacuna de conectividade e habilidades digitais nas áreas rurais requer políticas públicas, envolvimento do setor privado e cooperação internacional para resolver a situação atual. Embora os países da região estejam tomando medidas para atualizar os marcos regulatórios e desenvolver agendas e políticas digitais, eles não conseguiram implementar soluções em larga escala, uma vez que enfrentam necessidades consideráveis em relação aos seus investimentos em infraestrutura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.