7 rios mais importantes da história antiga

Todas as civilizações dependem da água disponível e, é claro, os rios são uma boa fonte. Os rios também proporcionaram às sociedades antigas acesso ao comércio – não apenas de produtos, mas de ideias, incluindo linguagem, escrita e tecnologia.

A irrigação fluvial permitiu que as comunidades se especializassem e se desenvolvessem, mesmo em áreas com falta de chuvas adequadas. Para as culturas que dependiam deles, os rios eram a força vital.

Rio Eufrates

A Mesopotâmia era a área entre os dois rios, o Tigre e o Eufrates. O Eufrates é descrito como o mais meridional dos dois rios, mas também aparece em mapas a oeste do Tigre. Começa no leste da Turquia, flui através da Síria e na Mesopotâmia (Iraque) antes de se juntar ao Tigre para desaguar no Golfo Pérsico.

Rio Nilo

Quer você o chame de Rio Nilo, Neilus ou Rio do Egito, o Rio Nilo, localizado na África, é considerado o maior rio do mundo. O Nilo inunda anualmente por causa das chuvas na Etiópia. Começando perto do Lago Vitória, o Nilo deságua no Mediterrâneo no Delta do Nilo .

Rio Saraswati

Saraswati é o nome de um rio sagrado nomeado no Rig Veda que secou no deserto do Rajastão. Foi em Punjab. É também o nome de uma deusa hindu.

Rio Sindhu

O Sindhu é um dos rios sagrados para os hindus. Alimentado pela neve do Himalaia, ele flui do Tibete, é acompanhado pelos rios Punjab e deságua no mar da Arábia a partir de seu delta sul-sudeste de Karachi.

Tibre

O rio Tibre é o rio ao longo do qual Roma foi formada. O Tibre vai dos Apeninos ao Mar Tirreno, perto de Ostia.

Rio Tigre

O Tigre é o mais oriental dos dois rios que definiam a Mesopotâmia, sendo o outro o Eufrates. Começando nas montanhas do leste da Turquia, ele atravessa o Iraque para se juntar ao Eufrates e desaguar no Golfo Pérsico.

Amarelo

O Huang He (Huang Ho) ou Rio Amarelo, no centro-norte da China, recebe esse nome devido à cor do lodo que flui para dentro dele. É chamado de berço da civilização chinesa. O Rio Amarelo é o segundo maior rio da China, atrás apenas do Yangzi.


E então, você conhecia todos esses importantes rios? Eles podem aparecer em questões de história e geografia, por isso vale a pena estudá-los.

Não deixe de ler também – Geografia: Conheça os 10 maiores rios do mundo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.