Entre as razões para abrir um negócio na área da alimentação tem-se: mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros, crescimento da população urbana, poder aquisitivo, e a grande participação das mulheres no mercado de trabalho. Por isso que hoje, iremos dar dicas para abrir um negócio na área.
Além do aumento da renda dos brasileiros e a sofisticação dos hábitos alimentares, o aumento da popularidade dos programas de televisão relacionados ao ramo, consolidou o mercado de alimentação no Brasil.
Mas mesmo com todas essas vantagens, administrar um negócio relacionado a alimentos não é nada fácil. Então, vamos indicar o que é preciso para se destacar nesse mercado e definir se essa é ou não uma tarefa que você quer assumir.
É comum sofrer influência pelas tendências da moda atual na hora de fazer compras, seja de roupas ou de decoração. No entanto, ser impulsivo não é uma característica desejável no mundo dos negócios.
Portanto, verifique se a tendência que você está observando provavelmente permanecerá. O caso das paletas mexicanas, por exemplo, tornou-se um clássico alerta de que devemos avaliar com cuidado nossos investimentos.
Mas todos nós sabemos que você não tem uma bola de cristal. Desta forma, ressaltamos que são necessárias extensas pesquisas e análises criteriosas do comportamento do mercado. Assim como, o acompanhamento da evolução em outros estados e até mesmo em outros países.
Avalie bem as vantagens da região caso pretenda se instalar por lá. Assim, concentre-se em áreas de alto tráfego, como praças de alimentação em shoppings e shopping centers, saguões de bancos e outros estabelecimentos similares.
Pelo contrário, não é incomum que essas áreas também abrigam uma densa coleção de empresas de serviços de alimentação. Portanto, fique atento à concorrência e o que você pode fazer para se destacar.
Além disso, verifique com a prefeitura se sua empresa está zoneada para operar na área. Por fim, os estabelecimentos de alimentação também precisam de aprovação do Serviço de Fiscalização do Ministério da Saúde e do Corpo de Bombeiros.
Rotinas extensas são necessárias na indústria de serviços de alimentação. Dependendo da clientela e do setor, a empresa pode precisar abrir até tarde durante a semana e nos finais de semana e feriados. É por isso que é importante ter certeza de que você conseguirá o que deseja e que encontrará funcionários competentes para ajudá-lo a atingir seus objetivos.
E, nesse sentido, terceirizar todas as funções nem sempre é a melhor opção. Finalmente, os clientes apreciam quando o proprietário atende pessoalmente às suas necessidades e marca sua presença para garantir um serviço de alto nível.
A natureza perecível dos alimentos exige cuidados redobrados ao armazená-los. Desse modo, todo o dinheiro gasto com ele será desperdiçado se não for usado ou se não atender às exigências do Serviço de Vigilância do Ministério da Saúde.
Portanto, procure compreender o que vende e o que não tem uma boa solução dessa forma. Então, se você já investiu dinheiro em um produto que não está vendendo, mas acha que poderia no futuro, pode promovê-lo e distribuí-lo com desconto.
Existe uma clientela distinta para cada modelo de negócios e um conjunto diversificado de modelos operacionais que os atendem.
Embora os restaurantes à la carte normalmente tenham mais negócios à noite, eles também podem ser bem-sucedidos durante o horário de almoço. Portanto, é crucial para o sucesso do seu negócio compreender os desejos e necessidades do público-alvo.
Certifique-se de oferecer aos seus frequentadores alguns pratos novos e empolgantes, pois poucos restaurantes podem se manter bem-sucedidos servindo a mesma comida antiga ano após ano. Nesse sentido, promover o acréscimo do cardápio com o auxílio das plataformas de mídia social pode despertar o interesse do consumidor e gerar novos negócios.
Por fim, para preparar uma refeição satisfatória, é preciso começar com ingredientes de alta qualidade. Portanto, garantir a lucratividade do negócio requer um equilíbrio entre a qualidade desejada e os custos associados.
Assim, é importante avaliar não só o preço e a qualidade dos produtos, mas também o tempo de envio. Nesse sentido, é fundamental ter em mente pelo menos dois fornecedores para cada produto ou serviço, de forma a evitar interrupções no atendimento.