5G: a tecnologia na evolução da internet das coisas
A tecnologia 5G representa uma evolução primordial na era da internet das coisas. Confira apontamentos relevantes!
A tecnologia 5G é uma evolução da quarta geração da internet, sendo uma solução com mais velocidade e uma conexão mais ampla. A velocidade da internet permite que novas possibilidades surjam no mercado, desenvolvendo empresas e ampliando a capacidade tecnológica atual de forma ampla e contínua.
5G: a tecnologia na evolução da internet das coisas
Por isso, a tecnologia 5G vai além da melhoria no que diz respeito aos downloads, já que possui maior frequência, o que permite uma velocidade mais elevada, atendendo mais aparelhos por torre de celular.
Sendo assim, a tecnologia 5G facilita as conexões, já que elas se tornam muito mais rápidas, portanto, é uma tecnologia que ampara a própria evolução tecnológica dentro da internet das coisas. Já que as conexões mais rápidas permitem o funcionamento de mais aparelhos de modo simultâneo e interligado através da inteligência artificial.
A elevação das informações requer uma tecnologia otimizada
A rede 5G foi desenvolvida para comportar o volume elevado de trocas de informações, sendo uma tecnologia que permite a funcionalidade de diversos aparelhos, sendo primordial para o funcionamento de tecnologias inovadoras, como o metaverso, por exemplo.
5G: velocidade e latência
Especialistas da área de tecnologia da informação destacam que a tecnologia 5G possui uma taxa de dados de até 10 Gbps, o que significa que ela tem uma capacidade entre 10 e 100 vezes maior, quando comparada às redes 4G E 4.5 G.
Dessa forma, a tecnologia 5G possui uma banda larga até 1000 vezes mais rápida por unidade de área, comportando mais de 100 dispositivos ao mesmo tempo. Sendo assim, essa maior velocidade e latência representam uma maior cobertura de conexão, o que impacta o desenvolvimento do mercado em diversas vertentes.
Investimentos e desenvolvimento mercadológico
Através da tecnologia 5G é possível que as empresas invistam em automatização de processos, por exemplo, sendo uma ferramenta que atrai diversos investimentos, impactando a indústria e o comércio de forma positiva.
Na internet das coisas, a conexão é abrangente entre aparelhos eletrodomésticos, câmeras de segurança, máquinas diversas, smartphone etc. Sendo assim, a tecnologia 5G é um amparo a essa demanda específica da era digital.
O Brasil está recebendo a tecnologia 5G de forma gradual
No Brasil, a sua implementação está ocorrendo de maneira faseada. Sendo assim, a tecnologia 5G não apenas melhora todo o fluxo tecnológico sistêmico e operacional, como também é um atrativo para o desenvolvimento regional e econômico, sendo primordial para o crescimento da economia por meio da tecnologia.