57% dos brasileiros realizam compras online através de sites estrangeiros
Que boa parte das nossas coisas vêm do exterior não é uma novidade para os brasileiros. Porém, um estudo recente que foi feito pelo PayPal afirma que 57% dos brasileiros em 2020 fizeram compras online no exterior ao menos uma vez. Além disso, 78% destes realizaram compras através de um smartphone.
Ainda segundo o estudo, a preferência dos brasileiros está em comprar nos seguintes países: China (com 56% dos entrevistados), Estados Unidos (com 26%) e o Japão com até (7%). Quase um quarto desses pagamentos (23%) foram através de contas no PayPal, conforme as mudanças ocorridas nas compras online aconteceram.
O conceito de compras online mudou após a pandemia
De acordo com a pesquisa, 38% dos brasileiros não tinham o costume de realizar compras online antes da pandemia, porém mudaram a sua visão neste meio tempo. Entre os 13 mercados pesquisados, o Brasil só fica atrás no México em relação à mudança do hábito de compras físicas para online e em especial no exterior.
Um dos motivos que os clientes buscam esses sites no exterior são os melhores preços no mercado internacional, além de poderem encontrar melhores produtos ou mesmo acesso a itens que não podem ser encontrados tão facilmente no Brasil. Outro fator é a alta carga tributária que dificulta o acesso de vários produtos no país.
Outro fator decisivo que leva os brasileiros a fecharem uma compra no exterior, é a presença da língua portuguesa no site. O estudo confirma que se o site não possui a possibilidade de traduzir para a língua portuguesa, os mesmos não realizam a compra.
Brasileiros estão experimentando novas marcas
Cerca de 80% dos brasileiros que responderam à pesquisa afirmaram que conheceram novas marcas em 2020, ao mesmo tempo em que desenvolveram novos hábitos por conta da pandemia.
Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que a instabilidade da Internet os impediu de realizar alguma compra. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é normal que em algumas regiões a internet ainda seja bem mais precária do que em grandes centros como São Paulo ou Rio de Janeiro.
Com a globalização da Internet, os 13 mercados que foram estudados passam a ter algo mais em comum do que antes os diferenciava. Alguns países que já contam com uma alta adoção do e-commerce, como os Estados Unidos, têm a possibilidade de crescer as compras de 10 anos em apenas 3 meses. Mas países emergentes como o Brasil também começam a ter mais acessibilidade e a se informar para comprar online.
Assim como qualquer coisa que se faça na Internet, é preciso ter informações prévias para não acabar caindo em uma furada. O primeiro passo é procurar informações sobre o e-commerce, dando sempre preferências para os sites que são conhecidos e que tem boas recomendações.
Existem várias ferramentas que avaliam se um site de compras online é confiável, como o Reclame Aqui e o Trustpilot, onde existem avaliações de empresas que não são do Brasil, como Amazon, Ebay ou Alibaba. Sempre é mais confiável comprar algo que tem avaliações positivas dos clientes do que os que apresentam comentários negativos.