57% dos brasileiros realizam compras online através de sites estrangeiros

57% dos brasileiros realizam compras online através de sites estrangeiros

Que boa parte das nossas coisas vêm do exterior não é uma novidade para os brasileiros. Porém, um estudo recente que foi feito pelo PayPal afirma que 57% dos brasileiros em 2020 fizeram compras online no exterior ao menos uma vez. Além disso, 78% destes realizaram compras através de um smartphone.

Ainda segundo o estudo, a preferência dos brasileiros está em comprar nos seguintes países: China (com 56% dos entrevistados), Estados Unidos (com 26%) e o Japão com até (7%). Quase um quarto desses pagamentos (23%) foram através de contas no PayPal, conforme as mudanças ocorridas nas compras online aconteceram.

O conceito de compras online mudou após a pandemia

De acordo com a pesquisa, 38% dos brasileiros não tinham o costume de realizar compras online antes da pandemia, porém mudaram a sua visão neste meio tempo. Entre os 13 mercados pesquisados, o Brasil só fica atrás no México em relação à mudança do hábito de compras físicas para online e em especial no exterior.

Um dos motivos que os clientes buscam esses sites no exterior são os melhores preços no mercado internacional, além de poderem encontrar melhores produtos ou mesmo acesso a itens que não podem ser encontrados tão facilmente no Brasil. Outro fator é a alta carga tributária que dificulta o acesso de vários produtos no país.

Outro fator decisivo que leva os brasileiros a fecharem uma compra no exterior, é a presença da língua portuguesa no site. O estudo confirma que se o site não possui a possibilidade de traduzir para a língua portuguesa, os mesmos não realizam a compra.

Brasileiros estão experimentando novas marcas

Cerca de 80% dos brasileiros que responderam à pesquisa afirmaram que conheceram novas marcas em 2020, ao mesmo tempo em que desenvolveram novos hábitos por conta da pandemia.

Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que a instabilidade da Internet os impediu de realizar alguma compra. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é normal que em algumas regiões a internet ainda seja bem mais precária do que em grandes centros como São Paulo ou Rio de Janeiro.

Com a globalização da Internet, os 13 mercados que foram estudados passam a ter algo mais em comum do que antes os diferenciava. Alguns países que já contam com uma alta adoção do e-commerce, como os Estados Unidos, têm a possibilidade de crescer as compras de 10 anos em apenas 3 meses. Mas países emergentes como o Brasil também começam a ter mais acessibilidade e a se informar para comprar online.

Assim como qualquer coisa que se faça na Internet, é preciso ter informações prévias para não acabar caindo em uma furada. O primeiro passo é procurar informações sobre o e-commerce, dando sempre preferências para os sites que são conhecidos e que tem boas recomendações.

Existem várias ferramentas que avaliam se um site de compras online é confiável, como o Reclame Aqui e o Trustpilot, onde existem avaliações de empresas que não são do Brasil, como Amazon, Ebay ou Alibaba. Sempre é mais confiável comprar algo que tem avaliações positivas dos clientes do que os que apresentam comentários negativos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?