51% dos estudantes ainda não realizou inscrição no vestibular, aponta pesquisa

Levantamento feito pela Educa Insights e Abmes aponta que 51% dos entrevistados ainda não realizou inscrição para prestar o vestibular da instituição na qual deseja estudar. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (24) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

De acordo com a Abmes, a pesquisa ouviu 1.102 pessoas com idade entre 17 e 50 anos que têm intenção de ingressar em cursos de graduação ao longo dos próximos 18 meses. A pesquisa considerou tanto os que desejam cursos EaD, quanto aqueles que pretendem fazer um curso presencial.

Ainda conforme os resultados, em comparação com os meses anteriores da pandemia, o mês de novembro registrou uma alta no número de pessoas que desejam fazer um curso de graduação. Assim, o número de pessoas que querem começar um curso de graduação imediatamente é de 38%, enquanto em julho era de 14%.

Além disso, os resultados relevam ainda que aumentou o interesse dos estudantes por cursos na área de Saúde. Assim, entre os 15 cursos mais desejados estão as graduações em enfermagem, psicologia, educação física, biomedicina, nutrição e fisioterapia.

Sobre o Enem

Em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, a pesquisa mostra que 75% busca obter um melhor desconto na mensalidade ou bolsas de estudo com a nota obtida no exame. Já 16% respondeu que fará o Enem buscando melhores acessos ao financiamento do curso, enquanto outros 9%  deseja conseguir uma bolsa por meio do Prouni. O Prouni é o Programa Universidade Para Todos, do MEC.

Por fim, a pesquisa mostra ainda que 51% dos entrevistados se diz confortável para realizar a prova presencial; desde que se as instituições sigam as recomendações de segurança.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Candidatos do Enem 2020 infectados por covid-19 terão nova chance de fazer a prova.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.