5 maneiras interessantes de treinar redação

Treinar redação é essencial para ir bem em concursos, vestibulares ou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Isto é, além de todas as matérias que podem cair em tais provas, deve-se incluir a prática de dissertações no cronograma de estudos.

Para lhe ajudar, listamos algumas maneiras eficientes e interessantes. Confira!

1. Inicie um blog

Bons escritores escrevem. Muito. Comece um blog e anuncie em suas redes sociais se estiver interessado em feedback. Comece um blog e mantenha-o em segredo, se não estiver. Mantenha um diário. Relatar coisas que acontecem em sua vida, na escola, faculdade, em sua casa, enfim, tudo diz respeito à prática de escrever. Além disso, um blog pode ser mais motivador, pois você poderá ver um retorno de seus textos.

2. Discorra sobre temas desafiadores

Não tenha medo de se arriscar um pouco. Vá contra a corrente. Pesquise um assunto político delicado como, por exemplo, imigração, aborto, controle de armas, pena de morte ou então maioridade penal. Apostar em discussões reais e complexas faz você se preparar para qualquer tipo de tema que lhe for solicitado no vestibular ou concurso.

3. Escreva com criatividade quando estiver com sono

Às vezes, o inseto da inspiração morde quando você está cansado. De acordo com algumas pesquisas, a mente humana pode se abrir surpreendentemente antes de dormir. Então é mais provável que você desligue a parte mecânica de seu cérebro e comece a formular sua criatividade. Sendo assim, talvez seja um bom momento para treinar uma redação.

Já falamos disso por aqui no Notícias Concursos – Estudar antes de dormir traz benefícios? Veja o que dizem as pesquisas

4. Edite quando estiver descansado

Ao mesmo tempo em que a criatividade surge quando você está prestes a cair na cama, a capacidade de revisão e edição de textos tende a não ser muito boa. Logo após escrever sua redação – aquele treino antes de dormir – vá para a sua noite de sono. Assim, no dia seguinte, com a mente descansada você conseguirá organizar melhor as ideias, corrigir erros ortográficos, etc.

5. Escreva em um diário

Tente descrever os últimos cinco minutos do seu dia com uma clareza surpreendente. Pegue as últimas notícias e escreva uma descrição de dois parágrafos dos eventos como se você estivesse lá. Encontre a pessoa mais legal que você conhece e escreva sua próxima redação sobre a infância dela. Escreva um anúncio de duas palavras para o melhor par de sapatos do seu armário. Experimente – a maioria dos bons escritores sim!


E então, curtiu conhecer as dicas de treino de redação? Não deixe de ler também – Redação do Enem: O que é e como fazer a proposta de intervenção

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.