5 livros de autoria feminina para ler no Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março, data que marca a celebração pela luta das mulheres, colocando em foco a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos. Uma série de movimentos da mulheres por melhorias na sociedade, contra a fome e a favor de salários mais igualitários, por exemplo, que aconteceu entre os séculos XIX e XX, delineou a criação de um dia dedicado à luta das mulheres.

Algumas celebrações já aconteciam em diferentes datas até que a ONU definiu uma data para celebração mundial. Em 1975, a ONU instituiu o dia 8 de março como sendo o Dia Internacional da Mulher. A data está ligada a uma greve das operárias russas de 1917.

Para celebrar essa data, selecionamos 5 livros de autoria feminina que tratam sobre a luta das mulheres, feminismo e outros temas do universo feminino, confira!

5 livros de autoria feminina

1. Todos Devemos Ser Feministas, de Chimamanda Adichie

Primeiramente apresentamos a obra da nigeriana Chimamanda Adichie. Nesse livro, ela faz uma reflexão sobre o significado de ser mulher no século XXI. Desse modo, a autora, por meio de sua experiência, faz um chamado para a conscientização de todos quanto ao feminismo.

2. E eu não sou uma mulher?, de bell Hooks

Essa obra de bell hooks é consagrada um clássico da teoria feminista, pois nela a autora aborda questões da opressão sexista e racial. Nesse sentido, o livro é fundamental para pensar sobre a mulher negra e os preconceitos socioculturais ainda presentes.

3. Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço, de Adriana Negreiros

Conforme é possível notar pelo título, esse livro é uma biografia completa sobre Maria Bonita, importante figura na história do cangaço brasileiro. Apesar da trajetória imersa em cenas de violência, a história da Rainha do Sertão inspirou gerações de mulheres. Nesse sentido, Negreiros escreve a biografia de Maria Bonita sob uma perspectiva feminista.

4. Explosão Feminista, organizado por Heloisa Buarque de Hollanda

O livro Explosão Feminista é fruto de uma extensa pesquisa e traz textos de diversas vozes. Assim, Heloisa Buarque de Hollanda apresenta um panorama múltiplo da quarta onda feminista no Brasil de 2013 até hoje, mostrando a força do movimento no país.

5. Viva a vagina, de Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl

Por fim, apresentamos a obra Viva a vagina. Publicado pela primeira vez em 2017, esse livro busca desmistificar mitos e equívocos que rodeiam a anatomia feminina. Assim, as autoras da obra, que são estudantes de medicina e educadoras sexuais, ajudam as mulheres a cuidar da sua saúde sexual sem preconceitos.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.