5 indícios de que a competição saudável melhora o aprendizado

Há quem diga que ser competitivo demais pode ser prejudicial para os estudantes. Entretanto, de acordo com especialistas, aqueles que desenvolvem os pilares do pensamento crítico: comunicação, colaboração e criatividade conseguem fazer com que a competição se torne parte integrante da vida acadêmica / escolar para promover a aprendizagem saudável.

Confira maneiras principais de melhorar o aprendizado através da competição

Há diversas maneiras pelas quais as melhores práticas de competição redesenhada maximizam o aprendizado entre os estudantes.

A competição dá origem à colaboração

Uma competição saudável leva à colaboração e ao trabalho em equipe. Muitos cérebros trabalham juntos e produzem propostas inovadoras.

Os participantes descobrem seus pontos fortes e se esforçam coletivamente para atingir o objetivo. Isso leva ao estabelecimento de um vínculo estreito cheio de confiança e respeito mútuos.

Favorece a sabedoria social e emocional

As competições fazem os competidores evoluírem. Eles aprendem a lidar com o risco envolvido no enfrentamento da situação.

As competições acadêmicas equipam os estudantes com habilidades pessoais de gerenciamento de relacionamentos, tratamento de falhas, conflitos e subjetividade para o sucesso na carreira.

Aumenta a motivação intrínseca

Muitos acham que as competições causam preocupação e ansiedade pelo fracasso em atingir o objetivo desejado. O incentivo externo na forma de dinheiro ou espécie dá ímpeto imediato.

Entretanto, a motivação intrínseca é igualmente importante porque dá a alegria da participação. Adiciona uma perspectiva mais ampla à maneira como olhamos para a competição.

A motivação intrínseca oferece uma oportunidade para explorar, aprender e maximizar o potencial.

Facilita uma mentalidade mais forte

Para um leigo, a ideia de competição está criando vencedores e perdedores. Se nos aprofundarmos, descobriremos que a pesquisa em psicologia social mudou radicalmente a crença. A Dra. Carol Dewek, professora de Psicologia, aconselha que devemos ensinar nossos filhos a amar os desafios e ficar intrigados com os erros.

As competições são uma referência para nós e funcionam como um motor de expansão do nosso aprendizado.

Constrói resistência mental

“Quando as coisas ficam difíceis, as difíceis começam.”

Os desafios fortalecem o espírito do jogador e aumentam a resistência, desenvolvem perseverança e resiliência. Os participantes que não tiveram sucesso consideram o fracasso um trampolim para o sucesso.

Eles ganham experiência através da participação e tornam-se mentalmente preparados para os desafios futuros da vida.

E então, curtiu conhecer o assunto? Deixe a sua opinião!

Leia também – Cronograma de estudos: Como usá-lo para se concentrar melhor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.