5 exercícios que mais caem em TAF de concurso público

Confira aqui quais são os 5 exercícios mais comuns no teste de aptidão física de concurso público

Hoje vamos te contar sobre os 5 exercícios que mais caem no TAF de concurso público. Afinal, os concursos públicos são uma opção cada vez mais escolhida pelos brasileiros que buscam segurança, estabilidade e uma carreira promissora.

Contudo, para ingressar em muitas delas, é necessário passar pelo Teste de Aptidão Física, também conhecido como TAF, que avalia a condição física dos candidatos.

E para te ajudar nessa preparação, listamos a seguir os 5 exercícios que mais caem no TAF de concursos públicos para que você possa se preparar adequadamente e garantir a sua aprovação. Acompanhe a leitura!

O que é o TAF em concurso público?

O TAF (Teste de Aptidão Física) é uma etapa comum em concursos públicos para cargos que envolvem atividades físicas, como polícia, bombeiros e agentes de segurança. Seu objetivo é avaliar a capacidade física dos candidatos, testando condições motoras e cardiovasculares.

Ademais, as provas do TAF variam conforme o órgão público e o cargo pretendido, mas incluem geralmente corrida de 12 minutos, flexões de braço, abdominal, barra fixa e salto em altura. É importante que os candidatos se preparem para o TAF, mantendo uma alimentação balanceada e praticando atividades físicas específicas.

Assim, os candidatos que não alcançarem o nível mínimo exigido no TAF são eliminados do concurso; por isso, é crucial que eles se preparem bastante para essa etapa. Vale lembrar que o TAF deve ser realizado em condições de igualdade para todos os candidatos, garantindo justiça e imparcialidade no processo seletivo.

5 exercícios que mais caem em TAF- Reprodução Canva
5 exercícios que mais caem em TAF- Reprodução Canva

5 exercícios que mais caem no TAF de concurso público

Como já vimos, o TAF é uma etapa fundamental em concursos públicos que exigem aptidão física dos candidatos. Para se preparar adequadamente para o TAF, é preciso saber quais exercícios deverão cair com maior frequência nessa prova.

Sendo assim, veja abaixo os 5 exercícios que são mais comuns em provas de TAF de concursos públicos, com dicas para os candidatos poderem se preparar eficientemente e conquistar a exigida aprovação.

1. Corrida de 12 minutos

A corrida de 12 minutos é uma atividade física bastante comum nos Testes de Aptidão Física de diferentes concursos públicos, em especial para os cargos de segurança pública.

Essa corrida, também conhecida como teste de Cooper, visa avaliar a capacidade aeróbica dos candidatos, ou seja, a capacidade do organismo em utilizar o oxigênio durante o exercício físico.

Para passar nesse teste, é necessário que o candidato percorra a distância mínima exigida dentro dos 12 minutos estabelecidos, seguindo as orientações médicas e de condicionamento físico.

2. Flexão de braço no solo

A flexão de braço no solo também é um dos testes físicos mais comuns em concursos públicos. Nesse teste, o candidato precisa fazer flexões de braço usando apenas o peso do próprio corpo como carga.

Geralmente, é necessário fazer um certo número de repetições em um período específico. A preparação física é essencial para obter um bom resultado nesse teste, e é recomendável que os candidatos treinem regularmente em casa ou em uma academia para obterem um bom desempenho.

3. Abdominais

Esse exercício visa fortalecer a musculatura abdominal e melhorar a resistência física. Dessa forma, para realizar o exercício corretamente, é importante manter a postura correta, colocar as mãos atrás da cabeça e elevar o tronco até que os cotovelos estejam perto dos joelhos. Além disso, é importante lembrar que a execução incorreta pode causar lesões nos músculos do abdômen, portanto, é fundamental que o candidato tenha orientação de um profissional de educação física antes de realizar qualquer tipo de atividade física.

4. Shuttle run (corrida em zigue-zague)

Ademais, o Shuttle Run é um teste de aptidão física comum em concursos públicos. Ele avalia a capacidade aeróbica e anaeróbica, bem como a agilidade e coordenação do candidato.

O teste consiste em correr entre duas linhas em um espaço limitado, alternando a direção a cada vez que se alcança a linha oposta. Além disso, é fundamental que os candidatos se preparem adequadamente para este teste para terem um melhor desempenho e obterem uma pontuação satisfatória.

5. Salto em distância

Nesta prova, o candidato precisa saltar o mais distante possível a partir de uma linha de chamada. Ou seja, é necessário que ele tenha boa técnica de impulsão e impulsão lateral, além de força nas pernas.

A medição da distância é feita a partir do ponto de contato do pé com o solo até a linha de chamada. Assim, é importante que o candidato esteja atento às orientações do avaliador. Como a posição correta para o salto e o momento exato para iniciar a corrida de impulsão.

Agora que você já conhece os exercícios que mais caem em TAF de concurso público, comece a treinar e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.