Há disciplinas que são consideradas “comuns” a todo concurso público. Conheça quais são para você começar a estudar já!
Língua Portuguesa
Não poderíamos começar essa lista com outra disciplina que não a língua portuguesa. Sim, ela é exigida praticamente em todos os concursos públicos e precisa estar em sua rotina de estudos.
Apesar de ser uma matéria que faz parte de toda a formação escolar básica, é uma das que mais eliminam candidatos em todos os níveis: fundamental, médio e superior!
Portanto, a dica é se dedicar bastante em estudar português assim como quaisquer outras disciplinas exigidas em seu Edital.
E lembre-se, você pode começar a estudá-la antes de conhecer as regras de seu concurso. Quando souber qual será a banca examinadora, porém, indicamos que faça questões referentes a ela para entender a forma de elaboração.
Raciocínio Lógico
Questões de lógica, englobando geralmente enunciados sobre dedução, indução e abdução, são super comuns em concursos públicos. Sobretudo quando se trata de certames da área administrativa, essa matéria surge com bastante peso e costuma deixar os concurseiros bem aflitos na hora de estudar.
Porém, não há motivos para ter tanto medo desse tipo de pergunta caso você se dedique a estudá-la bem antes da prova. Mais uma vez vale a dica de apostar em questões anteriores da banca examinadora para compreender o tipo de abordagem e treinar bastante!
Raciocínio Lógico-Matemático básico para concurso; conheça o curso gratuito
Direito Administrativo
Torna-se um servidor público requisita conhecimentos em Direito Administrativo, então, essa disciplina é uma constante em concursos públicos. Aliás, ela tem um peso gigante. Portanto, estude-a o quanto antes.
Além de ser uma matéria essencial para a sua aprovação, é uma peça-chave para você entender os preceitos da Administração Pública, como são os protocolos, as legislações, seus direitos e deveres enquanto servidor.
Direito Constitucional
Outra matéria recorrente em concursos públicos ligada ao Direito. Seu conteúdo remete a tudo que está relacionado à Constituição Federal, conhecimento que é fundamental para o exercício de qualquer cargo público de acordo com seus princípios.
O lado bom de estudar essa disciplina é que a Constituição, ato máximo de sua compreensão, é disponibilizada gratuitamente. Mas atenção: além de decorar os artigos mais importantes e pedidos, tente absorver realmente seus significados.
Informática
Também não podemos deixar de falar sobre a informática, que cai em muitos concursos públicos de variadas carreiras. Essa matéria pode significar um alento diante de tantos conteúdos teóricos e relativamente “maçantes” de estudar.
Contudo, informática cobrada em concursos pode ser uma pedra no sapato caso você deixe ela para segundo plano no cronograma de estudos.
Muitas questões pedem conhecimentos específicos, ações em programas determinados e que às vezes passam desapercebidos no seu uso do computador diariamente.
Por exemplo: é comum você ser um assíduo em Word, mas se esquecer qual é o atalho para salvar um arquivo, algo que pode ser pedido nos concursos públicos.
Dicas para estudar informática para concursos públicos
Não deixe de ler também – Os 4 principais tipos de concurseiros