5 dicas para um boa produção textual

A necessidade de produzir textos é um dos maiores desafios para muitos estudantes. A produção textual envolve diversos conhecimentos e a observância de determinadas regras para assegurar a qualidade da escrita. Além disso, o texto deve cumprir o seu principal objetivo, que é o de passar uma mensagem para o leitor.

A produção textual é comumente requisitada como trabalho escolar ou acadêmico. As provas de vestibular e de concurso também exigem a escrita de um texto dissertativo. Por isso, o estudante deve estar bem preparado para discorrer sobre o tema em questão e transmitir a mensagem de forma clara. Veja abaixo cinco dias para garantir uma boa produção textual!

Como elaborar bons textos?

Leia muito

Em primeiro lugar, para assegurar a produção de bons textos, é preciso ser um bom leitor. A leitura ajuda no desenvolvimento de algumas capacidades cruciais para a produção textual. Assim, por meio do hábito da leitura é possível aperfeiçoar a capacidade de argumentar, de expor fatos, de analisar um tema e de interpretar um texto. Por isso, quem tem o hábito de ler possui uma maior facilidade para escrever.

Conheça os gêneros e os tipos textuais

Um ponto fundamental para garantir a qualidade do seu texto é compreender a função do texto, a sua estrutura, como ele deve ser apresentado e que tipo de linguagem deve trazer. Por isso, se dedique a estudar os gêneros textuais e, principalmente, os tipos textuais. Assim, terá conhecimento sobre os elementos que não podem faltar em sua produção, de acordo com a proposta apresentada a você ou conforme o seu objetivo comunicativo.

Estruture o texto adequadamente

Todos os textos devem apresentar três elementos basilares: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve ser mais breve apresentando a ideia central do texto. O ideal é usar toda a sua criatividade para cativar o leitor e deixá-lo interessado. O desenvolvimento é a parte mais importante do texto, pois é nele em que o autor deve expor todas as ideias e argumentos sobre o tema. Por fim, a conclusão também deve ser breve. No parágrafo final, é preciso sintetizar as ideias do texto, retomando-as em um desfecho.

Escolha as palavras com atenção

A escolha e a precisão vocabular são muito importantes para definir a qualidade de um texto, pois garantem que o texto seja claro, coerente e preciso. Portanto, use palavras que não dão margem a outra interpretação a não ser aquela pretendida por você. Além disso, evite termos muito rebuscados ou palavras eruditas que causem dúvida quanto ao significado.

Revise

Por fim, revise o texto sempre. Ao concluir a sua produção textual, releia com atenção para identificar possíveis falhas na argumentação, nos dados ou na estrutura. É preciso corrigir ainda possíveis erros de pontuação, falta de acentos, e reformular orações truncadas. Apenas relendo o seu texto com atenção será possível melhorar a sua produção textual para garantir que ela está de acordo com as regras gramaticais e com as regras da escrita formal.

 E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.