5 dicas para fazer um resumo eficiente

Como fazer resumos eficientes: um guia

Todos sabemos que fazer resumos é um meio muito eficiente para estudar para os vestibulares, para o ENEM e para os concursos.

Isso porque, essas provas normalmente abordam diversas disciplinas. Assim, para não se perder em milhares de páginas, é fundamental que você realize bons resumos e memorize aquilo que é necessário e que vai ser cobrado.

E é justamente devido à esses motivos supracitados que o artigo de hoje trouxe um artigo com as cinco melhores dicas para o seu resumo!

Leia com atenção e se atente ao tópico principal

Quando você precisar fazer um resumo, inicie esse processo lendo com muita atenção o texto que deverá ser resumido. Isso porque, é muito importante compreender o tópico principal defendido ao longo do texto ou ao longo de um capítulo de um livro para conseguir resumir somente aquilo que é relevante.

Lembre-se que a função do resumo é destacar o tópico principal, que deverá ser memorizado, e não todos os fatos elencados ao longo do texto.

Assim, durante a sua leitura, marque as partes mais importantes. Prefira destacar somente palavras-chave ou frases-chave e não parágrafos inteiros.

O resumo deve ser escrito com as suas palavras

É justamente durante a escrita do seu resumo em uma folha de papel ou em um computador que você vai memorizar o conteúdo principal. Assim, lembre-se de não copiar o texto da sua apostila ou livro, mas sim de escrever com as suas próprias palavras. Além disso, prefira sempre realizar os seus próprios resumos e não pegar resumos prontos que foram feitos por outra pessoa.

Utilize o seu resumo para revisão

Uma das funções do resumo é te ajudar em pequenas revisões ao longo dos seus estudos. Se você deseja, por exemplo, revisar a Revolução Francesa, ao invés de reler todo o capítulo da sua apostila sobre isso, você pode apenas ler o seu resumo que foi realizado em outra ocasião.

Uma boa dica é montar um cronograma de revisão a partir dos seus resumos. Você pode, por exemplo, revisar 2 resumos por semana.

Separe os seus textos por tópicos

Para que o seu resumo seja eficiente, opte por escrever em frases curtas, evitando os longos parágrafos. Além disso, utilize tópicos para separar os diferentes pontos do seu texto.

Tamanho do texto

Lembre-se que um resumo eficiente não deve possuir diversas páginas. O ideal é utilizar apenas uma página por assunto, para evitar que você coloque detalhes demais no seu texto e se distancie do tópico central.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.