Lamentamos informar, mas ter um produto fantástico não é suficiente para tornar-se um negócio bem-sucedido por conta própria. Por isso que hoje, nós daremos 5 dicas para estruturar sua empresa de forma efetiva.
Custos excessivos, departamentos barulhentos, contabilidade não planejada e fluxos de trabalho defeituosos são apenas alguns dos desafios que os gerentes devem superar para colocar suas empresas de volta nos trilhos.
5 dicas para estruturar sua empresa de forma efetiva
Na sequência, apresentamos dicas para estruturar sua empresa de forma efetiva e obter sucesso no empreendimento:
1ª Dica: Criar departamentos distintos e atribuir funções específicas para dividir a responsabilidade por toda a empresa
Cada empresa requer um conjunto único de habilidades e conhecimentos, com base em seu campo de atuação, para garantir seu bom funcionamento. Existem, no entanto, algumas áreas que praticamente todas as empresas têm em comum.
Portanto, aqui estão alguns dos departamentos mais importantes de uma organização:
- Administrativo: onde o principal executivo da empresa planeja e toma decisões cruciais;
- Comercial: responsável pelo atendimento ao cliente, vendas e acompanhamento pós-venda;
- Financeiro: responsável pelo fluxo de caixa e à utilização eficiente de recursos;
- Marketing: é onde são direcionados esforços para mostrar a empresa aos clientes em um esforço para aumentar as vendas e melhorar a reputação da marca;
- Recursos Humanos: contratação, integração e desenvolvimento de novos funcionários, bem como gerenciamento de folha de pagamento e benefícios;
- Compras: é responsável pela compra das matérias-primas necessárias para a fabricação dos bens e serviços da empresa;
- Operações: é responsável pela concretização dos objetivos traçados na estratégia empresarial.
Agora que sabe quais os departamentos existentes, pode delegar tarefas aos seus colaboradores e garantir que tudo é feito. Consequentemente, aumentando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.
2ª Dica: Faça um bom gerenciamento de processos
Isso permite redução de custos, maior agilidade gerencial e, naturalmente, melhor organização do microempresário. Sendo assim, o objetivo da ação é tornar o produto mais atraente para os clientes, aumentando o valor percebido do produto para eles.
Embora seja uma abordagem mais convencional de autogestão, se mostra bastante eficaz quando comparada ao modelo de gestão setorial.
3ª Dica: Realize a análise dos dados para estruturar sua empresa
Há um crescente reconhecimento de que a análise de dados deve se tornar um procedimento operacional padrão para todas as empresas. Dessa forma, líderes e funcionários estão cada vez mais desempenhando o papel de analistas de dados quando se trata de tomar decisões seguras.
A tendência é que as inovações tecnológicas mudem cada vez mais a estrutura e a forma de realização das atividades. Então, como há tanta informação disponível agora, é importante encontrar um equilíbrio entre fazer uso estratégico dos dados e se perder na confusão.
Para isso, o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) tornou-se uma etapa crucial para fornecer as bases para uma estratégia eficaz.
4ª Dica: Mantenha um controle financeiro rígido
Um bom gestor está atento ao estado das finanças de sua empresa. Visto que perdas financeiras severas podem prejudicar o negócio e até causar seu colapso em casos extremos.
Por isso, é importante criar um planejamento financeiro que ajude a cortar custos e antecipar as reais necessidades do negócio para que sejam tomadas as melhores decisões quanto ao uso do capital.
Nesse caso, a tecnologia está disponível para ajudar no processo. Afinal, fornece uma variedade de soluções e recursos prontos para levar o negócio para o próximo nível.
5ª Dica: Preste muita atenção à divulgação de informações e abertura em suas relações com os outros
Você não pode se dar ao luxo de ignorar estratégias que levem à disseminação de informações claras se quiser uma equipe coesa e trabalhadora.
Pois, uma estratégia de comunicação interna eficaz permite uma comunicação aberta e honesta entre equipes e departamentos. Assim, reduzindo a probabilidade de mal-entendidos e erros que poderiam atrapalhar o trabalho.
Além disso, uma comunicação eficaz garante que toda a equipe esteja ciente do estado atual do negócio e dos objetivos de curto, médio e longo prazo.
A tática é eficaz, pois, promove um sentimento de pertencimento entre os funcionários, o que pode ajudar uma empresa a reter os melhores e mais brilhantes.
Por esses motivos, um sistema de gestão também é bastante útil nesse caso. Pois, tal plataforma possui integração com todos os aspectos do negócio, facilitando o trabalho colaborativo e reunindo diversas áreas da empresa em um único local central.
À medida que os esforços da equipe são registrados no sistema e disponibilizados para todas as partes, o nível de transparência em torno do projeto aumenta sensivelmente.