Volvismo: Como o tema pode aparecer no Enem

O Volvismo é um modelo de organização do trabalho, desenvolvido pela Volvo, na Suécia, visando melhores resultados produtivos foi 

O modelo surgiu nos anos 60 através do engenheiro Emti Chavanmco e mudou a economia. De cunho inovador, possui características flexíveis e criativas. 

O Volvismo poderá aparecer em provas de vestibulares, assim como no Enem. Então vale a pena estudar melhor o assunto. Acompanhe!

Características do Volvismo

O Volvismo configura um modelo de produção desenvolvido nas fábricas da Volvo e buscava uma nova alternativa para o trabalhador. 

No Volvismo o colaborador possui papel fundamental, ele terá autonomia e representatividade na produção. Nesse modelo a mão de obra qualificada torna-se primordial para alcançar bons resultados. 

Nesse modelo de organização produtiva, o trabalhador tem liberdade para opinar e mudar algumas formas no modelo produtivo. Desse modo, selecionamos principais características do Volvismo. 

  • Presença humana: O trabalhador tem papel fundamental na produção, além disso o Volvismo investe em treinamento para colher frutos com uma mão de obra especializada. Busca-se manter a motivação do funcionários, com ações de desenvolvimento e reconhecimento por parte da empresa. 
  • Estrutura fabril: A estrutura da fábrica fornece aos colaboradores infraestrutura para que eles consigam desempenhar o melhor papel no seu dever. Além disso, o sistema é centralizado e automatizado. Ademais, busca-se atingir o menor número de barulhos e ruídos possíveis, assim como na fábrica utiliza-se luz natural. 
  • Organização do trabalho: Os funcionários possuem autonomia no processo produtivo, sendo organizados em grupo. Além disso, os trabalhadores realizam treinamentos para obter ainda mais conhecimento nas funções. 

Busca-se que os colaboradores possam contribuir no processo produtivos com várias funções, tornando-se peças chaves no fábrica. 

Mão de Obra qualificada e estrutura diferenciada

No Volvismo tem-se a mão de obra qualificada, além disso a estrutura da fábrica diferencia-se das convencionais, e por esses motivos exige um maior investimento financeiro. 

Por conta do alto custo e estrutura diferenciada, o Volvismo em algumas ocasiões torna-se uma desvantagem, podendo ser um modelo de produção que não consegue sucesso. 

Vale dizer que o Volvismo acabou sendo utilizado por empresas menores, não chegando a alcançar as grandes fábricas. 

Comparações com Toyotismo e Fordismo

O Volvismo e o Toyotismo trabalham com a produção sobre demanda, no entanto, o modelo criado pela Volvo os funcionários têm mais autonomia quando comparado com o modelo japonês. 

Quando confronta-se com o Fordismo, o Volvismo também preza pela qualidade do produto, durante toda a evolução do processo produtivo. 

Em contrapartida, no modelo desenvolvido por Ford, essa ação é tomada somente na fase final da produção. Outra diferença entre eles, no Volvismo não trabalha-se com a produção em massa. 

E então gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Taylorismo: O que aprender para o Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.