5 dicas de como criar uma boa apresentação de slides

Em muitos momentos da vida escolar e da carreira acadêmica, os estudantes precisam criar uma apresentação de slides. Essa necessidade pode surgir até mesmo no ambiente de trabalho. No entanto, uma apresentação mal feita pode acabar atrapalhando o desempenho do trabalho, mesmo que o orador tenha conhecimento e desenvoltura para falar do assunto em questão.

Por isso, apresentamos abaixo cinco dicas de como montar uma boa apresentação de slides que prenda a atenção dos ouvintes, seja no contexto de trabalho e aulas presenciais ou no contexto home office e ensino a distância.

1. Defina um objetivo claro

Em primeiro lugar, é preciso definir um objetivo para a sua apresentação. Analise o que você precisa e deseja transmitir ao público, pois será necessário focar em alguns tópicos e deixar outros de fora da apresentação. Nesse sentido, definir o objetivo é fundamental para estabelecer os tópicos prioritários por meio dos quais sua apresentação alcançará o que você deseja.

2. Limite o slide a apenas uma ideia central

Um dos erros mais comuns ao criar uma apresentação de slides é exagerar na quantidade de informações, dados ou conceitos em apenas um slide. Apresentar mais de uma mensagem em um mesmo slide pode acarretar em confusão para o ouvinte, portanto, siga a regra de um slide, um tema.

3. Simplifique o texto

Geralmente, a criação dos slides se dá a partir de textos teóricos ou de informações mais densas. Contudo, o ideal para uma apresentação oral é diluir as informações, no sentido de simplificar o texto, tornando-o mais adequado para o contexto do discurso. Portanto, não exagere no tamanho do texto e apresente o conteúdo a partir de frases curtas. Evite colocar tudo o que você pretende dizer no slide, pois isso tornará a apresentação desinteressante.

4. Use imagens e gráficos de qualidade

Os recursos visuais são uma ótima opção para cativar a atenção do público. Por isso, é de suma importância ilustrar sua apresentação com imagens e por meio de gráficos com os dados. No entanto, é preciso selecionar imagens de qualidade pois a estética também é um fator relevante para o sucesso do seu trabalho. Além disso, tenha cuidado com os gráficos, as informações devem estar legíveis e claras.

5. Estruture bem a apresentação

Por fim, lembre-se que a sua apresentação deve ser bem estruturada como qualquer outra mensagem. Portanto, é preciso estabelecer uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Recomenda-se que o desenvolvimento se limite a no máximo três pontos centrais para que a mensagem não fique confusa para o público. Na conclusão, retome todos os pontos tratados na apresentação de maneira sucinta. Assim, o público terá um panorama final da apresentação.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.