Passar no vestibular de Medicina é um dos anseios de muitos brasileiros. Todos os anos o curso está entre os mais disputados nos vestibulares do País inteiro. Assim como nas preferências de quem solicita uma vaga pelo Prouni ou SiSU.
Por toda essa concorrência, há muitas aflições envolvidas. Quem sonha em passar em medicina já começa a estudar com ansiedade e dúvidas se estão realmente estão fazendo tudo certo.
Veja quatro passos certeiros para te ajudar nessa importante meta!
Comece agora
Assim como qualquer outro, o vestibular de medicina demanda estudo – muito estudo. Portanto, não negligencie o início dessa prática. Comece o quanto antes para aumentar as suas chances diante dos concorrentes.
O “quanto antes”, a saber, significa assim que você se decidir sobre o curso que será o seu escolhido para o vestibular.
Delimite prioridades
Tenha uma referência do que vale a pena ser muito estudado e o que pode vir depois em seu cronograma ou em menor quantidade. Pegue como exemplo outro vestibular de medicina, analise as questões, tanto das primeiras fases quanto das segundas, que costumam ser dissertativas.
Definindo suas prioridades, você saberá no que focar mais tempo e dedicação. Mas lembre-se: as matérias que ficam em segundo plano não podem de forma alguma ficar de fora dos estudos. Cada questão acertada faz diferença.
Tenha regularidade
Quando você começa a estudar para o vestibular de medicina está a todo o vapor. Mas é comum que esse gás comece a diminuir. Porém, leve em consideração toda a concorrência do curso pretendido e como os demais candidatos não devem estar decaindo nos estudos.
Portanto, tenha uma regularidade. Para que você não desista fácil, uma dica bacana é apostar em estudo progressivo, o qual consiste em se iniciar de poucas horas de estudo para o máximo que você puder, levando em consideração todas as disciplinas necessárias.
Essa teoria vale para quem estuda para vestibulares e concursos. Veja só: Concurseiro: estude com o método progressivo e seja aprovado!
Treine redação
Além de todas as matérias que estarão na prova objetiva, você não pode deixar de lado os seus treinos de redação. Em muitos exames o texto possui um peso enorme na nota final. Portanto, quando se trata de um dos vestibulares mais concorridos em todo o Brasil, qualquer décimo de ponto faz falta.
Aqui no Notícias Concursos você encontra muitos conteúdos sobre a redação. Leia um deles: Dicas de estudo: 3 motivos para não deixar sua redação para o final da prova
Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também: Saúde pública: 3 melhores áreas para concurseiros