A fase da alfabetização é uma das mais decisivas na vida de qualquer pessoa quando o assunto é aprendizado.
Aprender a ler e a escrever consiste na base para o futuro de qualquer formação escolar. Por isso, de acordo com muitos especialistas, trata-se da missão mais importante dos educadores para com os seus alunos.
Para auxiliar nessa empreitada, os professores podem contar com atividades dinâmicas. Selecionamos quatro delas que englobam leitura independente e escrita para melhorar a compreensão e fluência dos estudantes durante a alfabetização.
1. Diário do personagem após leitura
Objetivo
Essa atividade ajuda a aumentar a precisão, assim como a fluência da leitura. Além disso, permite avaliar a compreensão dos alunos sobre o material lido por meio de uma resposta escrita.
Materiais
- Lápis
- Papel em branco
- Grampeador
- Um livro para toda a classe ou à escolha do aluno
Atividade
- Primeiramente, os alunos dobrarão de 3 a 5 folhas de papel em branco para que abram à direita. Grampeie as páginas ao longo do vinco.
- A cada dia, logo após os alunos concluírem seu tempo de leitura independente, eles devem preencher uma entrada de diário datada na voz do personagem principal.
- A entrada deve detalhar um evento importante ou emocionante, a parte favorita do aluno na leitura do dia ou então que o aluno imagina que o personagem principal possa pensar em resposta ao que aconteceu na história.
- Os estudantes podem ilustrar as entradas do diário, caso queiram.
2. Revisão da leitura de um livro
Objetivo
Também é um ótimo exercício para precisar a leitura nessa fase tão difícil. Além disso, melhora a fluência com a prática da leitura independente e, juntamente, o entendimento do que se lê, algo valioso para os alunos.
Materiais
- Lápis
- Papel
- Livro do estudante
Atividade
- Os alunos devem ler um livro, sozinhos ou em grupo.
- Logo após, eles devem escrever uma descrição do que leram – nada complexo e longo. A revisão deve incluir o título, o nome do autor e o enredo, junto com seus pensamentos sobre a história.
Extensão da aula
Se você decidir que toda a classe faça a leitura do mesmo livro, você pode permitir que os alunos criem uma enquete divertida mostrando quem gostou e quem não gostou do livro.
3. História de capa
Objetivo
O intuito com esta atividade é avaliar a compreensão do aluno sobre a história por meio de uma resposta escrita.
Materiais
- Lápis
- Giz de cera
- Papel em branco
- Livro
Atividade
- Os alunos dobrarão um pedaço de papel em branco ao meio para que se abra como um livro.
- A partir daí, na capa, escreverão o título, assim como o nome do autor do livro. Logo após desenharão uma cena do livro.
- Dentro do livro, devem escrever uma ou mais frases declarando uma lição que aprenderam com a leitura. Ou seja, uma moral que entenderam.
- Finalmente, eles vão ilustrar a frase que escreveram no interior do livro.
4. Adicionar uma cena
Objetivo
O objetivo desta atividade é avaliar a compreensão dos alunos sobre o livro que leram. Além disso, permite estudar qual a compreensão deles sobre elementos-chave da história por meio de uma resposta escrita.
Materiais
- Lápis
- Papel em branco
- Lápis ou canetinhas
Atividade
- Quando os alunos estiverem na leitura aproximadamente na metade do livro, instrua-os a escrever a cena que acham que acontecerá a seguir.
- Logo após, diga aos alunos para escreverem a cena adicional na voz do autor.
- Se os alunos estiverem lendo o mesmo livro, incentive-os a comparar cenas e registrar semelhanças e diferenças.