3 formas de estudar leis e doutrinas para concursos

Concurseiros sabem bem a necessidade de estudar leis e doutrinas. Afinal, entende-se que, para se tornar um servidor público, deve-se ter esse conhecimento não somente para passar no certame como também para aplicar na rotina do cargo.

Mas enquanto todos sabem que esse estudo é essencial, alguns não sabem nem por onde começar. Será que isso acontece com você no momento?

Bom, selecionamos algumas dicas para lhe ajudar a estudar a legislação brasileira, assim como doutrinas passíveis de cair no concurso. Acompanhe.

1 – Aposte no estudo da Lei Seca

A Lei Seca se refere à lei como ela é, portanto, como consta exatamente na Constituição. Toda banca traz questões nas quais têm nos enunciados ou nas alternativas trechos da retirados da lei maior. Ou então pedem que você cite-os.

Sendo assim, uma das principais recomendações para concurseiros de quaisquer áreas é se debruçar sobre aos regimentos presentes na chamada ‘carta magna’.

2 – Invista em livros de doutrinas

Livros que abordam as fontes do Direito oriundas de especialistas na ciência jurídica ajudam muito no estudo para concursos públicos. Elas são primordiais para que os estudantes formem o seu senso crítico e sua interpretação sobre diferentes casos.

Entretanto, deve-se escolher bem as fontes, pois cada banca organizadora possui um perfil determinado nesse sentido. Uma dica para ficar craque na abordagem de cada banca é estudar respondendo questões – no tópico a seguir falamos mais sobre isso.

3 – Resolva o máximo de questões que puder

Pois bem, muitos concurseiros têm dúvidas sobre a eficácia do estudo por questões. O fato é que somente estudar a partir das questões de cada banca organizadora pode ser arriscado, sim. Há quem faça isso e obtenha sucesso, porém, deve-se ter uma estratégia muito bem definida.

De acordo com especialistas, as questões sobre leis e doutrinas devem entrar no cronograma de estudo juntamente com a leitura da Constituição, das doutrinas, dos materiais referentes às outras matérias, vídeo aulas, etc. Lembre-se de escolher sempre as questões da banca específica do concurso que irá fazer.


E então, gostou das dicas para estudar leis e doutrinas para concursos?

Não deixe de ler também – Lei seca: Técnicas para estudar legislação para concursos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.