14º salário: pagamento poderá ir até 2023 - Notícias Concursos

14º salário: pagamento poderá ir até 2023

O Projeto de Lei em tramitação é de autoria do deputado Pompeo de Mattos. O relator solicita a liberação de um 14º salário de forma excepcional durante os anos de 2020 e 2021.

A proposta referente a liberação do 14º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi recentemente aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

Veja também: Prova de Vida do INSS será no mês de aniversário dos segurados 

Após esta concessão, o Projeto de Lei 4367/20 ganhou parecer favorável na Comissão de Finanças e Tributação. Atualmente, o texto será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Desta forma, se também aprovado, será levado ao Senado Federal e posteriormente a sanção presidencial.

Liberação do 14º salário do INSS

O Projeto de Lei em tramitação é de autoria do deputado Pompeo de Mattos. O relator solicita a liberação de um 14º salário de forma excepcional durante os anos de 2020 e 2021.

Entretanto, durante a votação na Comissão de Seguridade Social e Família, a deputada Flávia Morais incluiu o Projeto de Lei 5.641 do deputado Aureo Ribeiro a proposta, sugerindo que o pagamento do novo benefício seja até 2023.

“Considerando que a proposta [original] não foi examinada em 2020, já tendo expirado o prazo de pagamento previsto, entendemos que o benefício poderá ser pago na forma prevista pelo Projeto de Lei nº 5.641, de 2020, ou seja, do ano de promulgação da proposta até 2023”, ressaltou a deputada Flávia Morais.

Quem terá direito ao 14º salário

De modo geral, terão direito ao 14º salário os mesmos beneficiários que recebem o 13º salário do INSS, ou seja, aqueles em Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Diante disso, poderão ter acesso ao novo abono:

  • Aposentados;
  • Beneficiário da pensão por morte;
  • Beneficiários do auxílio-doença; e
  • Beneficiário do auxílio-acidente.

Já aqueles que não terão direito ao 14º salário excepcional do INSS são:

  • Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • Beneficiários da pensão vitalícia; e
  • Beneficiários do amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?