11 dicas para se dar bem no seu primeiro dia de trabalho
Você se preparou, elaborou um currículo maravilhoso, passou na entrevista e, finalmente, conseguiu seu emprego!
Começa aquela ansiedade para o primeiro dia, mas eis a questão: como agir no seu primeiro dia de trabalho?
Afinal, serão novas atividades, novos desafios e novos objetivos…
Dá um friozinho na barriga, certo?
Mas fique tranquilo!
Neste post separamos 11 dicas que te ajudarão a se sair bem nesse primeiro dia de trabalho!
Vamos lá?
1 – Conheça a empresa
Em primeiro lugar, assim como para a entrevista, é essencial conhecer a empresa.
Assim, entre no site da empresa, leia sua política, sua missão, visão e valores, seu mercado e concorrentes, principais clientes.
Leita tudo o que puder!
2 – Não se atrase!
Parece uma dica óbvia, mas acredite: sem planejamento e organização, pode acontecer!
Portanto, no dia anterior deixe tudo preparado, durma cedo e acorde bem!
Lembre-se: pontualidade é uma característica de valor para qualquer profissional
3 – Tenha cuidado redobrado com sua aparência
Uma terceiro dica é:
Cuide de sua higiene pessoal: cabelo, barba, unhas.
Em uma entrevista publicada pelo Instituto IBC Coaching, José Roberto Marques menciona a importância de cuidar da imagem pessoal no ambiente de trabalho.
No artigo, o autor menciona aquela tão famosa frase “a primeira impressão é a que fica”, e coloca sobre a importância do profissional se vestir de maneira adequada.
Lembre-se que hoje muitas empresas não cobram um vestuário formal de seus colaboradores.
Então se informe bem.
4 – Seja cortês e tenha descrição
Uma dica muito importante é:
Sorria e responda calmamente e com educação.
Evite ficar mexendo no celular.
5 – Deixe claro seu interesse
Você, provavelmente, terá um “padrinho” que irá orientá-lo sobre a empresa, seu cargo e atividades.
Demonstre interesse quando ele estiver falando.
Busque aprender de forma rápida suas funções e tire todas as dúvidas.
6 – Evite tratamento de intimidade com os colegas
Tenha uma postura profissional!
Não tenha tratamento íntimo com os colegas e a chefia.
Evite termos como: amigo (a), flor, amor, etc.
Chame pelo nome!
7 – Tenha atenção à sua linguagem verbal e corporal
A linguagem verbal deve ser aplicada sem exageros.
Não use gírias e palavrões!
Quanto á linguagem corporal evite adotar uma postura negativa: braços e/ou pernas cruzadas, cabeça baixa, pernas abertas.
Lembre-se que o ambiente é formal e siga um protocolo formal.
8 – Invista em relações profissionais produtivas
Fortaleça seu espírito de equipe e seja colaborativo!
Construa relações de ajuda mútua, com troca de informações e muito apoio!
Lembre-se: todos ali estão trabalhando em prol do objetivo da empresa!
9 – Mantenha distância de rodas de fofoca
Tenha foco no seu trabalho e, literalmente, corra de fofocas!
Não coloque apelidos, não julgue e não seja hostil!
Zele por um ambiente saudável.
10 – Não seja puxa saco
Tenha respeito pelas chefias e lideranças, mas não seja puxa saco.
Trate-os com formalidade!
Mostre-se motivado e deixe claro seu papel, mas não utilize uma relação forçada para tirar vantagens.
11 – Não fique comparando ou criticando
Evite comparar sua nova empresa com a antiga em que trabalhou, ou com alguma outra que tenha interesse.
Não seja um reclamão!
Tenha uma atitude positiva e proativa!
Seja uma pessoa agradável e bem quista!
Concluindo, se você seguir todas as dicas dadas neste post você se sairá muito bem no seu primeiro dia de trabalho e em todos os outros.
Gostou de nossas dicas?
Deixe seu comentário.